Sinpro-Rio: Filme que aborda a saúde mental do professor é lançado no sindicato
O Espaço Cultural Paulo Freire, do Sinpro-Rio, teve a dependência lotada, em 11 de abril último, para a apresentação da produção “Quem Cuida de Mim?”, um filme sobre o adoecimento mental dos Professores. A direção do documentário é do diretor do Sinpro-Rio, Afonso Celso Teixeira, e de Cristiano Requião.
Sinopse do documentário: O adoecimento mental de professores da rede pública e privada tem aumentado significativamente. Há uma perspectiva real de falta de professores do ensino infantil, básico e médio para os próximos 15 anos. Este documentário faz uma análise desta situação crítica, por meio de entrevistas com uma psiquiatra, pesquisadores e professores da Educação Básica. É um alerta para a sociedade, estimulando a participação de todos para a reversão deste processo.”
Presenças das deputadas Elika Takimoto e Marina do MST, da vereadora Maíra do MST e do vereador Leonel de Esquerda. Todos do Partido dos Trabalhadores, os parlamentares que falaram antes da projeção. Se pronunciou também o ex-deputado estadual Waldeck Carneiro, professor titular da Faculdade de Educação da UFF e coordenador-geral do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro (FEERJ).
Depois da projeção do filme “Quem Cuida de Mim?” aconteceu a já tradicional roda de samba do Sinpro-Rio, Sim pro Samba na Praça do Professor, em frente ao prédio que sedia o Sindicato, na Rua Pedro Lessa, 35.