Sinpro-Rio: Fliv-Rio recebe debate sobre educação infantil

No último dia do Festival do Livro Vermelho (Fliv-Rio), no auditório do Sinttel Rio, o evento recebeu o debate “Educação Infantil: legislação descumprida e o crescimento das creches conveniadas”. Com moderação da Segunda Secretária Geral do Sinpro-Rio, Marta Cerqueira, a mesa foi composta pela professora e especialista em legislação de educação infantil Rejane Siqueira, em parceria com a também professora e delegada sindical do Sinpro-Rio, Zezé Lourenço.

Após abertura da professora Marta sobre a valorização do professor e da professora da Educação Infantil, Rejane Siqueira abordou as diferentes camadas que interferem na qualidade da pré-escola. Com direito a citação de “O dono da bola”, de Ruth Rocha, a professora enfatizou a ausência de políticas públicas no direcionamento de recursos para acessibilidade e permanência das crianças nas escolas. Rejane afirmou também que a educação infantil exige uma atenção intersetorial.

A diretora do Sinpro-Rio Zezé Lourenço abordou sobre creches conveniadas, investimento e desamparo a professores e professoras. Afirmando que, com a falta de fiscalização, se tornou comum docentes da Educação Infantil terem que lidar com salas lotadas de criança sozinhos e sozinhas, pois auxiliares que deveriam estar presentes são descartados pelo patronato. Outro tema abordado pela diretora foi a Educação Especial e a inclusão de crianças com deficiência nas escolas, gerando a necessidade da contratação de docentes qualificados e qualificadas para lidar com estes alunos. Ao fim de sua fala a professora Zezé exclamou “Não há como garantir qualidade na educação infantil sem valorizar os profissionais que trabalham com as crianças”.

Do Sinpro Rio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo