Sinpro/RS: Contribuições práticas para o desenvolvimento cognitivo da criança
Por Carina Pfaffenseller
O processo de aprendizagem da criança tem sido cada vez mais considerado, pelo viés da educação, numa perspectiva integral do sujeito.
O desenvolvimento cognitivo, por muito tempo visto como prioridade neste processo, tem tido um novo olhar no que abrange o fornecimento de estímulos adequados que ajudem a promover a ampliação e o aperfeiçoamento de novas habilidades e competências, favorecendo os processos mentais através do conhecimento de mundo e das relações com o próprio contexto ao qual está inserido. cognitivo
Neste cenário, é primordial que cada criança seja respeitada na sua individualidade e incentivada a aprimorar suas potencialidades de diferentes maneiras, através da curiosidade, experimentação, trocas entre pares, pensamento crítico e experimentação do mundo ao qual pertence.
Além disso, possibilitar que a construção dos seus saberes potencialize o seu protagonismo e a sua capacidade de ação.
O estímulo das capacidades cerebrais através da diversidade de atividades como danças, músicas, brincadeiras, jogos, vídeos e consciência corporal, por exemplo, melhoram a cognição e incentivam a aprendizagem através do raciocínio, da reflexão, da abstração, da imaginação e do aperfeiçoamento das múltiplas linguagens.
Deste modo, a aquisição do conhecimento passa por processos mentais instigados pelo uso dos sentidos, das vivências, experiências e da formação do pensamento crítico e reflexivo.
É um processo que se desenvolve ao longo da vida, cabendo a cada etapa desta, fornecer os elementos necessários para que aconteça da melhor forma.
Possibilitar que a criança tenha acesso à diversidade de estímulos é primordial para que suas capacidades sejam desafiadas e aperfeiçoadas.
Importante ressaltar que o cuidado com o bem-estar mental, físico e emocional, é essencial para uma aprendizagem saudável, e cabe ao docente promover a diversidade de atividades e dinâmicas com qualidade, ao invés da quantidade.
Através de brincadeiras, jogos, leituras, processos criativos e desafios diversos é possível contribuir de maneira prática e lúdica no desenvolvimento de aspectos cognitivos como memória, criatividade, raciocínio lógico, atenção, cálculo, resolução de problemas e tomada de decisões, expandindo o conhecimento do mundo através do conhecimento de si e da percepção sobre o próprio processo de aprendizagem.
Conversa de Professor
Neste dia 9 de agosto, às 19h30, Carina dará a aula Contribuições práticas para o desenvolvimento cognitivo da criança, no projeto Conversa de Professor, da Fundação Ecarta. A inscrição é gratuita no site da Ecarta , com transmissão ao vivo pelo Canal da Fundação no Youtube.
Carina Pfaffenseller Mestra em Educação/UFRGS, Licenciada em Pedagogia/ UFRGS, Pedagoga Sistêmica/ IDESV, Consteladora Familiar Multissensorial, pós-graduanda em Constelação Sistêmica Integrada, extensão em Teoria e prática na Educação Bilíngue pela Faculdade IENH, entre outras formações.