Sinpro/RS: Contribuições práticas para o desenvolvimento cognitivo da criança

Por Carina Pfaffenseller

O processo de aprendizagem da criança tem sido cada vez mais considerado, pelo viés da educação, numa perspectiva integral do sujeito.

O desenvolvimento cognitivo, por muito tempo visto como prioridade neste processo, tem tido um novo olhar no que abrange o fornecimento de estímulos adequados que ajudem a promover a ampliação e o aperfeiçoamento de novas habilidades e competências, favorecendo os processos mentais através do conhecimento de mundo e das relações com o próprio contexto ao qual está inserido. cognitivo

Neste cenário, é primordial que cada criança seja respeitada na sua individualidade e incentivada a aprimorar suas potencialidades de diferentes maneiras, através da curiosidade, experimentação, trocas entre pares, pensamento crítico e experimentação do mundo ao qual pertence.

Além disso, possibilitar que a construção dos seus saberes potencialize o seu protagonismo e a sua capacidade de ação.

O estímulo das capacidades cerebrais através da diversidade de atividades como danças, músicas, brincadeiras, jogos, vídeos e consciência corporal, por exemplo, melhoram a cognição e incentivam a aprendizagem através do raciocínio, da reflexão, da abstração, da imaginação e do aperfeiçoamento das múltiplas linguagens.

Deste modo, a aquisição do conhecimento passa por processos mentais instigados pelo uso dos sentidos, das vivências, experiências e da formação do pensamento crítico e reflexivo.

É um processo que se desenvolve ao longo da vida, cabendo a cada etapa desta, fornecer os elementos necessários para que aconteça da melhor forma.

Possibilitar que a criança tenha acesso à diversidade de estímulos é primordial para que suas capacidades sejam desafiadas e aperfeiçoadas.

Importante ressaltar que o cuidado com o bem-estar mental, físico e emocional, é essencial para uma aprendizagem saudável, e cabe ao docente promover a diversidade de atividades e dinâmicas com qualidade, ao invés da quantidade.

Através de brincadeiras, jogos, leituras, processos criativos e desafios diversos é possível contribuir de maneira prática e lúdica no desenvolvimento de aspectos cognitivos como memória, criatividade, raciocínio lógico, atenção, cálculo, resolução de problemas e tomada de decisões, expandindo o conhecimento do mundo através do conhecimento de si e da percepção sobre o próprio processo de aprendizagem.

Conversa de Professor

Neste dia 9 de agosto, às 19h30, Carina dará a aula Contribuições práticas para o desenvolvimento cognitivo da criança, no projeto Conversa de Professor, da Fundação Ecarta. A inscrição é gratuita no site da Ecarta , com transmissão ao vivo pelo Canal da Fundação no Youtube.

Carina Pfaffenseller Mestra em Educação/UFRGS, Licenciada em Pedagogia/ UFRGS, Pedagoga Sistêmica/ IDESV, Consteladora Familiar Multissensorial, pós-graduanda em Constelação Sistêmica Integrada, extensão em Teoria e prática na Educação Bilíngue pela Faculdade IENH, entre outras formações.

Do jornal Extra Classe, do Sinpro/RS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo