Sinpro/AL: Cartilha sobre “Síndrome de Burnout” e “Assédio Moral” é lançada no MPT da 19ª Região

O Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL) lançou, em parceria com Ministério Público do Trabalho (MPT) e com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), uma cartilha sobre prevenção contra “Síndrome de Burnout” e “Assédio Moral”. O material foi desenvolvido pelo coordenador do Núcleo de Apoio Psicológico do Sinpro/AL, o psicólogo Albery Ferreira Lima (CRP 15/4271), em conjunto com as também psicólogas Fabiana Amorim (CRP 15/1549) e Ligia Cavalcante (CRP 15/2170). O material foi editorado pela equipe de comunicação do MPT em Alagoas.

O procurador-chefe do MPT, Rafael Gazzaneo, esteve reunido na sede do órgão com o presidente do Sinpro/AL, Eduardo Vasconcelos, a diretora da entidade classista, Enaura Fernandes, os representantes do Cerest, Alinthon Fagner e Pollyana Brandão, além do presidente da CTB em Alagoas, Sinval Costa.

O procurador do MPT parabenizou o empenho dos psicólogos na produção da cartilha e colocou que o trabalho de distribuição e divulgação já tem início na próxima semana, em um estabelecimento de ensino, em parceria com o Sinpro e o Cerest.

Saiba mais:

O que é Síndrome de Burnout?

É um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso. É o estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional.

Assédio moral?

É a exposição de alguém a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

São mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização.

Como funciona o Núcleo de Apoio Psicológico do Sinpro/AL?

O Núcleo de Apoio Psicológico (NAP) é desenvolvido pelo psicólogo do Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL), Albery Ferreira Lima (CRP 15/4271), e está em pleno funcionamento nas segundas (12h às 15h), quartas (9h às 12h) e sextas (9h às 12h) na sede da entidade classista, na Rua Santa Cruz, 352, no bairro do Farol, em Maceió. O NAP tem o intuito de ofertar os seguintes serviços:

1) Acolhimento dos profissionais da educação;

2) Encaminhamento para psicoterapia;

3) Grupos (operativos, institucionais, comunitários e auto-ajuda);

4) Promover palestras, workshop, seminários e

5) Contribuir para capacitação, treinamento e desenvolvimento profissional.

Vale lembrar que o atendimento aos docentes filiados ao Sindicato dos Professores de Alagoas deverá ser agendado pelo contato: 3313-3607 ou pelo endereço sinprosaude.al@gmail.com de segunda a sexta de 9h às 15h.

O Núcleo de Apoio Psicológico (NAP) é um serviço gratuito oferecido aos docentes filiados.

Acesse a cartilha aqui

[gviewer file=”http://contee.org.br/contee/wp-content/uploads/2018/05/BONECA_CARTILHA_REVISADA_final.pdf”]

Do Sinpro/AL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo