Sinpro/Caxias lança Professor no limite na Feira do Livro
O Sindicato dos Professores de Caxias do Sul (Sinpro/Caxias) promove o lançamento e sessão de autógrafos da publicação Professor no limite − verdades inconvenientes sobre o exercício da profissão, da autora Deise Vilma Webber, na Feira do Livro de Caxias do Sul. Os convidados serão recepcionados pela escritora e pela direção da entidade no dia 09 de outubro, às 18 horas, na Sala de Autógrafos da Feira.
Deise Vilma Webber é assessora jurídica do Sinpro/Caxias desde 2002, advogada e sócia de Sabedot & Webber Advogados, associada e fundadora da Organização Avocats Sans Frontières (Advogados Sem Fronteiras) no Brasil.
Professor no limite é resultado da Dissertação apresentada por Deise no Mestrado em Direito Ambiental, Trabalho e Desenvolvimento pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 2011, sob a orientação do Professor PHD Dr. Leonel Severo Rocha. O objetivo foi analisar as principais doenças ocupacionais que atingem o professor no meio ambiente de trabalho para que seja possível a construção de uma proposta adequada de alternativas de precaução e prevenção de riscos, melhorando a qualidade de vida do docente em seu ambiente laboral.
Com ilustrações de Fredy Varela, o livro mostra a realidade da profissão Docente, atividade que se torna a cada dia mais desafiadora para a saúde física e mental desse profissional. As relações que envolvem a Educação e o ambiente em que o aprendizado acontece são determinantes para a saúde do docente e revelam que o Magistério é uma profissão de risco em vários aspectos. A autora revela a preocupante constatação de que a situação do meio ambiente de trabalho dos professores tem sido ignorada por legisladores e doutrinadores brasileiros e considera moderna a visão de que o educador é um profissional trabalhador, que necessita de um ambiente sadio para exercer suas atividades.
A autora se dedicou a realizar o levantamento dos riscos da docência, considerando os riscos de acidentes, ambientais, ergonômicos e também as dificuldades próprias da profissão, como bullying, trabalho extraclasse e excesso de atividades. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, os professores são a segunda categoria profissional, em nível mundial, a portar doenças de caráter ocupacional, representando “um risco ocupacional significativo da profissão”.
A ótica da Legislação Brasileira diante das doenças ocupacionais do Magistério é considerada pela autora com a realização de um levantamento sobre as doenças mais frequentes dessa categoria profissional. Pesquisas realizadas pelo Sinpro/Caxias sobre a saúde do professor também são objetos dessa análise.
As perspectivas para um ambiente de trabalho saudável são apontadas como um indicativo de que algumas medidas preventivas podem ser aliadas do profissional da educação para que tenha motivação e condições de trabalho condizentes com a qualidade que se espera do ensino na atualidade.
A publicação de Professor no limite é mais uma das muitas ações desenvolvidas pelo Sinpro/Caxias para oportunizar o enfrentamento das adversidades, dos desafios e das dificuldades da profissão. O Sindicato realizou seminários que discutiram temáticas como: Ser professor na sociedade contemporânea: contradições e desafios, As perspectivas do professor para o século XXI, Síndrome de Burnout e estresse do professor. Promoveu campanhas como o Domingo de Greve, que denunciaram à sociedade a sobrecarga de trabalho. Realizou pesquisas sobre A Saúde do Professor e o adoecimento da categoria. A atuação do Sinpro/Caxias tem buscado combater as condições que são geradoras do mal-estar docente, através da melhoria efetiva das condições de trabalho: luta pela limitação do número de alunos por turma, ações de prevenção em saúde, remuneração do trabalho extraclasse e remuneração condizente com a importância desse profissional para a sociedade.
Os professores associados ao Sinpro/Caxias receberão um exemplar da obra, que também poderá ser adquirido nas livrarias Do Arco da Velha e Fogaça, após o lançamento.
Fonte: Sinpro Caxias