Sinproep-DF: Lula visita Acampamento Terra Livre e promete “dia do revogaço”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou, nesta terça-feira (12), o Acampamento Terra Livre, coordenado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Foi assinado um termo de compromisso com os povos Yanomami e Xokleng, contra a mineração, o garimpo ilegal e o marco temporal.

Esta é a 18ª edição do Acampamento e a maior mobilização indígena até hoje, que trouxe cerca de 8 mil pessoas para a capital federal, entre os dias 4 e 14 de abril. O foco da campanha deste ano, com o tema “Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política”, é aumentar a representação política dos povos indígenas nos espaços de poder.

“É preciso criar o dia do revogaço, e tudo que foi decreto criando empecilho (aos povos indígenas) terá que ser revogado imediatamente. A gente não pode permitir que aquilo que foi conquista da luta de vocês seja tirado por decreto para dar direito àqueles que acham que têm que acabar com a nossa floresta”, afirmou o ex-presidente.

Integrantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) também participaram da visita. A diretora do Sinproep-DF, Sirley Rodrigues, e o vice-presidente do Sindicato, Trajano Jardim, representaram a entidade.

“É preciso que a gente tenha uma conversa com a sociedade, com as pessoas que estão nas escolas e nas universidades. Todos precisam entender que os povos indígenas têm o direito de reivindicar aquilo que eles acreditam”, destacou o vice-presidente do Sinproep-DF.

Do Sinproep-DF

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo