Sinproeste: Professores precisam superar desafios diariamente

Ser professor é um desafio! As exigências são grandes, tanto em relação ao conhecimento, formação acadêmica, quanto ao dia a dia em sala de aula. Nas negociações coletivas sempre fica em evidência, nas assembleias, a questão salarial para valorizar os docentes, mas a valorização vai muito além do quesito financeiro.

Valorizar o professor significa, além de bons salários, condições de trabalho dignas e respeito da comunidade escolar. Às vezes, quando a exigência se torna muito alta, os professores sofrem emocionalmente devido às intensas demandas de trabalho extraclasse, na maioria das vezes sem remuneração, pois os professores da rede privada, em geral, não recebem hora atividade.

Um dos fatores que continua gerando alto grau de exigência dos professores é a inclusão escolar. Em praticamente todas as salas de aula tem estudantes com necessidades especiais, o que é um grande desafio para o professor e demanda muito trabalho extraclasse. A inclusão é necessária, mas o professor precisa ter recursos didáticos, tecnológicos e humanos para atender bem a todos os estudantes.

“Há casos em que um professor auxiliar já não é suficiente para o bom desenvolvimento da aula, e as cobranças tanto da direção da escola como dos pais é grande. Isso gera uma demanda de trabalho que sobrecarrega os professores”, comenta a presidente do Sinproeste, professora Juleide Almeida Corrêa.

Este foi um dos temas abordados com os professores durante visita de Juleide, acompanhada da vice-presidente do sindicato, professora Solange Rosa, ao Colégio Marista, em Chapecó. “Tornar a educação possível para todos é lei, mas precisamos pensar em condições de trabalho que atendam também as necessidades dos docentes”, expressa Solange.

Do Sinproeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo