Sinpro/RS: 56% dos professores estão cansados com o trabalho extraclasse

Mais de 56% dos professores se sentem cansados com o excesso de atividades extraclasse imposto pelas instituições de ensino (IEs). Mesmo assim, 74% deles afirmam não se sentirem em condições de negar o pedido dessas tarefas. Estes são alguns dos resultados da pesquisa realizada pelo Sinpro/RS, diretamente com os docentes,  entre os dias 15 a 18 de outubro, na 2ª Semana da Consciência Profissional.

Foram 864 entrevistados, das diferentes etapas de ensino, em todo o estado.  Os professores responderam cinco questões que envolviam o tema proposto para o debate na Semana: o excesso de atividades realizadas fora da carga horária contratada. A realidade destas demandas fica evidente quando 56,21% dos pesquisados declaram receber esse tipo de solicitação da direção das IEs com frequência.

Para 55,08% dos professores, ocupar seu período de descanso e lazer com a família aos finais de semana têm sido a solução para a conclusão das tarefas. “Se a gente não faz, nos veem como incompetentes”, desabafa professora de uma grande escola da capital. A Notificação Recomendatória do Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre o tema, enviada às IEs em 2012 após a realização de três audiências públicas na Assembleia Legislativa, sugeridas pelo Sinpro/RS, é de conhecimento de 49,55% dos entrevistados.

Para a direção do Sindicato, a boa receptividade da categoria à abordagem do assunto confirmou que esse é um dos principais problemas dos professores. Durante a Semana da Consciência, os diretores do Sinpro/RS, Marcos Fuhr e Cássio Bessa, em reunião com o procurador-chefe substituto do MPT, Rogério Uzun Fleischmann, solicitaram o reencaminhamento da NR às instituições.

Do Sinpro/RS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo