SinproSP: Professoras e professores do Sesi e Senai aprovam pauta de reivindicações

A assembleia de pauta, que aconteceu de forma presencial e com falta abonada, dá início à Campanha Salarial da categoria

assembleia de pauta sesi senai 2024
Reprodução/SinproSP

Em assembleia realizada na quinta-feira, 01 de fevereiro, na sede do SinproSP, professoras e professores do Sesi e do Senai aprovaram, por unanimidade, as reivindicações da categoria para 2024. A partir da análise das cláusulas que fazem parte do atual Acordo Coletivo, e com as diferentes contribuições apresentadas, as e os docentes presentes puderam ao final das discussões consolidar coletivamente uma pauta que procura enfrentar os complexos desafios que estamos vivendo em sala de aula, com a perspectiva de avançar ainda mais na garantia de condições dignas de trabalho.

As principais reivindicações aprovadas dizem respeito à ampliação das licenças maternidade e paternidade; redução do número de alunos por turma; plano de carreira e isonomia salarial; maximização do número de aulas por dia; regras para janelas entre turnos; garantias aos professores que atuam em unidades que serão fechadas; e medidas efetivas da instituição para garantir a inclusão em sala de aula, sem sobrecarregar o trabalho docente. Em relação à pauta econômica, além do reajuste pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), a assembleia deliberou por aumento real de 50% da inflação, abono de 18% e aumento real nos benefícios (vale-alimentação e refeição).

Celso Napolitano, presidente do SinproSP, fez questão de destacar a participação significativa da categoria na assembleia – e lembrou que a mobilização das professoras e professores nas próximas semanas será fundamental para fortalecer a campanha. “Nossas conquistas serão proporcionais à nossa capacidade de organização e pressão”, disse. Ele reforçou ainda que as visitas de diretoras e diretores às diferentes unidades do Sesi e do Senai vão continuar. Os canais específicos – sesi@sinprosp.org.br e senai@sinprosp.org.br – também permanecem disponíveis para dúvidas, denúncias e sugestões, com garantia de anonimato.

A pauta agora será unificada pela Fepesp (Federação dos Professores do Estado de São Paulo), que reúne 25 sindicatos e coordena a campanha em todo o estado, para ser entregue aos patrões no dia 08 de fevereiro. As rodadas de negociação devem começar logo depois do carnaval.

Do SinproSP

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo