SinproSP: Sindicato convida professores para visitas mediadas ao antigo DOI-Codi

O SinproSP em parceria com o Núcleo Memória convida professoras e professores para visitas mediadas ao antigo DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna), nome dado à um dos principais centros clandestinos de detenção e tortura da ditadura civil-militar do Brasil.

O local foi sede da Operação Bandeirante(OBAN), criado em 1969 em caráter experimental com participação do Exército, Aeronáutica, Secretaria de Segurança Pública e financiado por empresários onde o torturador mais famoso da época, delegado Sérgio Paranhos Fleury atuou. Posteriormente se tornou o DOI-Codi tendo seu “modelo de repressão” replicado em todo o país.

Desde 2017 a visitação ocorre com participação de interessados em temas ligados aos direitos humanos, professores, pesquisadores, estudantes e instituições de ensino. O intuito da atividade é ampliar, construir e reconstruir experiências e saberes.

A atividade é iniciada pela equipe da Ação Educativa do Núcleo Memória, juntamente com Maurice Politi (ex-preso político e diretor da entidade), com relatos sobre o histórico de formação do aparelho de repressão e as memórias do local. Outros ex-presos políticos são convidados a darem o seu testemunho da experiência que tiveram ao serem sequestrados e levados para interrogatórios nas dependências da Rua Tutóia, 921, Vila Mariana.

Para participar de uma das 4 datas disponíveis para a atividade é necessário se inscrever. As inscrições abrem geralmente com uma semana de antecedência. Confira as datas e horários abaixo:

Fevereiro

Dia 26 (quarta feira ) às 14 horas – Inscrever-se aqui

Março

Dia 15 (sábado) às 10 horas

Dia 19 (quarta feira ) às 10 horas

Dia 27 (quinta feira ) às 14 horas

Do SinproSP

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo