Sintep-AL: Campanha salarial do sindicato 2024

Para o Sintep, a prioridade é lutar por ganho real, com reajuste acima da inflação.
Com o aumento da cesta básica na maioria das capitais brasileiras no mês de fevereiro deste ano (dados DIEESE), o movimento sindical tem se dedicado a lutar para restituir ao trabalhador seu poder de compra. Para o Sintep, a prioridade é lutar por ganho real, com reajuste acima da inflação do período.

Este ano, a campanha salarial da Contee tem como lema “Lute com quem luta pelos seus direitos!”, trazendo a necessidade de aproximar trabalhador-sindicato na luta por recomposição salarial, compreendendo que os direitos trabalhistas não são presentes da generosidade do patrão e sim, resultado de LUTA SINDICAL.

Em Alagoas, o Sintep tem construído esse debate junto às instituições patronais a fim de formalizar Acordos e Convenções de Trabalho (ACT’s e CCT’s) que garantam recomposição salarial e ampliação de direitos sociais para os trabalhadores da educação do ensino privado.

Acompanhe a seguir como andam as tratativas por segmento e fique atento para as próximas negociações com demais instituições.

Ensino Básico

O Sintep esteve reunido no dia 28 de fevereiro com o sindicato representante das escolas privadas para dar início às negociações deste ano. Na ocasião, ficou agendada uma próxima reunião para a próxima segunda-feira, 25 de março.

O aditivo à CCT- 2024-2025 com data base em março 2024, tratará apenas das cláusulas econômicas, ou seja: reajuste salarial e piso da categoria.

O Sintep encaminhou uma proposta de reajuste de 5,86%, compreendendo 2% de ganho real além da inflação acumulada do período, que foi 3,86% (INPC/IBGE).

Em breve, o Sintep fará a convocação de Assembleia Geral Extraordinária para apreciação, deliberação e aprovação da reposição salarial para este ano.

“Nossa luta é por melhores salários e condições de trabalho para a classe trabalhadora”, afirma Dilson Tenório, presidente do Sintep.

Ensino Superior

Após inúmeras reuniões de negociação com o Sindicato patronal do Ensino Superior – Sinepe-Superior para tratar da Convenção Coletiva de Trabalho com data base março de 2023, o Sintep não teve avanço nas pautas apresentadas, encontrando muita resistência por parte das faculdades em apresentar sequer uma contraproposta.

Além do reajuste salarial, o Sintep reivindica avanço em cláusulas sociais como:

  • Ticket Alimentação/refeição,
  • Ampliação do auxílio educação,
  • Auxílio creche e
  • Outros ganhos para a categoria

Mediação do MPT

Diante das dificuldades, o Sintep ingressou com o pedido de mediação no Ministério Público Federal na tentativa de avançar nas negociações. Em audiência realizada no mês de janeiro, o MPT entendeu que mesmo com alguns avanços nas negociações de ACT’s (Acordos Coletivos de Trabalho) com algumas instituições, eles não são apresentados em CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), prejudicando as faculdades com as quais não se tem acordos individuais, tornando prática comum, reajustes abaixo do índice da inflação e sem ganhos sociais.

Ciente da urgência, o Sintep aguarda nova reunião para tentar avançar nas negociações.

Cesmac

Está agendada para a próxima terça-feira, 26 de março, a reunião para tratar das negociações do ACT com a Fejal. Entre as pautas, além do reajuste salarial, será discutido também o reajuste no ticket alimentação.

Com isso, o Sintep espera trazer ainda mais conquistas e avanços para os trabalhadores da instituição: ¨Esperamos que a Fejal compreenda os anseios da categoria e possa atender o pleito apresentado por este sindicato, e assim, valorizar ainda mais seus funcionários¨, afirma Dilson Tenório, presidente do Sintep.

Do Sintep-AL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo