STF reconhece racismo estrutural e violação a direitos da população negra

Ficaram vencidos ministra Cármen Lúcia e ministros Edson Fachin e Flávio Dino, os quais reconheciam o estado de coisas inconstitucional

Nesta quinta-feira, 18, em sessão plenária, o STF reconheceu, por unanimidade, a existência de racismo estrutural e de violações sistemáticas a direitos da população negra.

Prevaleceu, no entanto, o entendimento de que não há estado de coisas inconstitucional. Ficaram vencidos, neste ponto, a ministra Cármen Lúcia e os ministros Edson Fachin e Flávio Dino, que defendiam o reconhecimento desse quadro.

O relator, ministro Luiz Fux, havia inicialmente votado nesse sentido, mas reajustou o voto na sessão desta quinta-feira para acompanhar a corrente majoritária, afastando a declaração de estado de coisas inconstitucional.
Apesar disso, o tribunal determinou a adoção de uma série de providências estruturais a serem implementadas pelo Estado no enfrentamento ao racismo institucional.

Confira o placar:

Ministros do STF reconhecem violações de direitos da população negra?

Table with 3 columns and 10 rows. (column headers with buttons are sortable)
Há violações e estado de coisas inconstitucional Há violações, mas não há estado de coisas inconstitucional
Alexandre de Moraes X
Cristiano Zanin X
Gilmar Mendes X
Cármen Lúcia X
Dias Toffoli X
Luiz Fux X
Flávio Dino X
Nunes Marques X
André Mendonça X
Edson Fachin X
Fonte
Migalhas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
666filmizle.xyz