Uma abolição inacabada!
Em 13 de Maio, completam-se 132 anos da abolição da escravidão. A celebração desta data esconde que a abolição da escravatura foi resultado de um longo processo de resistência e luta e não uma concessão dada pela princesa Isabel.
Não é um dia de comemoração efetiva do povo preto. Esse dia representa uma libertação, doada pelos europeus. Obviamente a partir da LUTA dos abolicionistas. Porque também não veio da generosidade. Veio de arranjos políticos e econômicos. Mas e para nós? Qual o significado? Significou a CONTINUIDADE da política de EXTERMÍNIO. Simplesmente porque fomos deixados à própria sorte, dentro de um NOVO SISTEMA POLÍTICO, cuja máxima é IGUALDADE a todas e todos! Pelo menos no que tange à questão política. Falácia do mundo moderno. Por isso, neste dia, o movimento negro exige reparação histórica já, e denuncia essa farsa da abolição.
Pela vida e por direitos do povo negro e pobre.
Seguimos sendo vilipendiados. Então, como todos os outros dias, HOJE É MAIS UM DIA DE LUTA DO POVO PRETO!
Discriminação nas escolas
No ambiente escolar, houve avanços com a Lei 10.639/2003, mas existem casos de discriminação que, em alguns momentos, mesmo os educadores não conseguem superar ou tratar , como os insultos, as comparações sobre os cabelos, a cor de pele, o fosso econômico etc. Do ponto de vista curricular, são muitos os obstáculos para a sua implementação.
Não se trata de uma lei a ser aplicada exclusivamente na área de ciências humanas ou na história, mas objetiva repensar o currículo escolar, discriminatório, eurocentrista. Repensar conceitos, nomenclaturas, expressões discriminatórias.
A escola não é uma ilha, se existe discriminação na sociedade, existe também na escola, nas relações interpessoais, econômicas. Na rede privada, basta observar o número de alunos pardos e negros que a cursam. Contraditoriamente, no curso superior, principalmente por conta da abertura de licenciaturas por ensino à distância, há um processo de ingresso de negros e pardos – o público-alvo é a classe trabalhadora, que busca a instrução e a diplomação.
A Contee é contra a discriminação, é pela superação das desigualdades, por uma sociedade mais fraterna e igualitária. Hoje, o 13 de Maio é uma data para a reflexão sobre o muito que temos ainda a superar.
Salve PRETO VELHO E SUA SABEDORIA!!
Continuamos a lutar por outro modelo de sociedade, o socialismo, que de fato promova a igualdade social, respeite as diferenças e ponha fim à opressão e à exploração.
Guilhermina Luzia da Rocha, coordenadora da Secretaria de Formação