Unesco lança atlas sobre as disparidades de gênero na educação mundial

Em 05 de março foi lançado um atlas, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que destaca as diferenças na educação de garotos e garotas em termos de acesso, participação e progressão. O atlas, que contém mais de 120 mapas, tabelas e gráficos, mostra que desde 1970 as disparidades de gênero mudaram e são afetadas por diversos fatores.

Localização geográfica, investimento, campo de estudo e riqueza nacional são pontos decisivos para que ocorram diferenças no aprendizado entre garotos e garotas. Segundo informações do Atlas, desde 1990, garotas em todas as partes do mundo foram beneficiadas com os esforços de alcançar educação primária universal; o mesmo não acontece no nível secundário, que continua a ser um desafio para muitas meninas na África Subsaariana e no sul e oeste da Ásia.

Para a Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova: “O Atlas é um chamado para a ação” e conclui: ”Há ainda grandes progressos a serem feitos para alcançar o grande número de garotas e mulheres vulneráveis que continuam a ter negado o seu direito à educação”.

Fonte: ONU

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo