Grupo de juízes articula carta aberta contra a volta do trabalho presencial pós pandemia

Para corregedor de Justiça movimento é intolerável

Um grupo de juízes começou a colher assinaturas para elaboração de uma “carta aberta” contra a volta do trabalho presencial. Eles querem o descumprimento de determinações do Conselho Nacional de Justiça e de tribunais.

Os magistrados articulam fazer uma manifestação na frente do conselho, em Brasília, e estudam judicializar normas com restrições ao home office após a redução de casos de covid-19.

Ministros das Cortes Superiores e conselheiros do CNJ ficaram preocupados e avaliam abrir apuração disciplinar sobre a conduta dos juízes envolvidos no movimento.

A ideia da carta, compartilhada em grupos no WhatsApp, não tem um autor declarado e as assinaturas são mantidas em segredo. O grupo adota a denominação “Respeito à Magistratura” e afirma ser integrado por 800 juízes estaduais, federais e trabalhistas.

O manifesto afirma ter adotado a orientação para que os juízes deixem de cumprir “atos administrativos manifestamente ilegais que violem a Lei Orgânica da Magistratura”.

No formulário do “Respeito à Magistratura”, juízes dizem “denunciar” que a independência funcional foi violada pelas regras do Conselho Nacional de Justiça.

Para os juízes, o CNJ exige, “sem observância das peculiaridades inerentes às mais diversas características de cada jurisdição, uma agenda de comparecimento dos magistrados à unidade jurisdicional”.

Os magistrados afirmam no documento que vão acionar associações de classe para contratar advogado e enviar parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF). Há menção à possibilidade de mover ações na Corte, caso não haja solução “negociada”.

Os juízes falam em convocar “assembleias regionalizadas para debater possível alerta de paralisação dos serviços judiciários”.

Para o corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, essa resistência é “intolerável”. Afirmou que 96% dos magistrados e 82,8% dos servidores estão trabalhando de forma presencial.

O Brasilianista

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo