Mais um belo capítulo da história da CONTEE

A noite do dia 21 de outubro de 2011 deverá entrar para a história da CONTEE como um momento marcante e de grande emoção. Reunidos durante o XV Conselho Sindical da entidade, realizado em São Paulo/SP, representantes de entidade filiadas, dirigentes e lideranças do movimento sindical nacional e internacional celebraram os 20 anos da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – CONTEE.

Logo na recepção, os presentes puderam conferir uma exposição com fotos históricas, passando por momentos marcantes como a fundação e o I Congresso, atividades, manifestações, campanhas e lutas da entidade nas suas duas décadas de existência. A exposição foi montada numa plataforma itinerante e deve ser exibida em outras oportunidades.

A celebração oficial da noite ficou por conta de um ato político. Antes da saudação dos convidados, a plenária assistiu à exibição de um vídeo comemorativo que contou a história da CONTEE. O vídeo relembrou os principais acontecimentos da trajetória da entidade em seus 20 anos de existência. Após a exibição, os convidados ao ato político saudaram a entidade.

O presidente da CNTE, Roberto Leão, parabenizou a entidade e disse que trazia um abraço dos trabalhadores em educação das redes públicas brasileiras aos companheiros da CONTEE. Segundo Leão, “construir um sindicato, uma entidade é muito fácil, difícil é fazê-la durar 20 anos e ser representativa como a CONTEE. Isso só se consegue com trabalho, luta e discussão democrática”.

Representando a Federação Nacional de Educadores (FNE) de Portugal e a Sindical de Educação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE), João Dias da Silva cumprimentou a CONTEE por seus 20 anos e afirmou: “A educação não é só a nossa história, mas também nosso futuro”.

O companheiro Comberty Rodriguez Garcia, que representou o comitê regional da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), também saudou a entidade e destacou a importância do fortalecimento das entidades sindicais de educação na região. Segundo ele, “a defesa da educação pública, de qualidade requer organizações sindicais fortes”. 

Fernando Rodal cumprimentou a CONTEE em nome da Confederação de Educadores Americanos (CEA) e afirmou que a cooperação da CONTEE, especialmente em função de sua representação continental, é importante para a defesa da educação de qualidade, pública e socialmente referenciada. E, ao final, desejou uma boa festa, lembrando que “amanhã a luta continua”.

Representando a Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil, Nivaldo Santana disse que a Central sente-se honrada com a deliberação do último congresso da CONTEE, “que elevou o status da CTB como parceira da CONTEE, que é filiada à CUT”. O dirigente lembrou ainda que “a celebração dos 20 anos da CONTEE se dá em um período importante para o País com a aprovação do PNE e a defesa dos 10% do PIB para educação. Queremos somar a força dos nossos sindicatos e federações do Brasil inteiro com a luta da CONTEE”.

A saudação seguinte foi do companheiro Wagner Freitas, que representou a Central Única dos Trabalhadores (CUT). De acordo com Wagner, a construção da CUT se dá na luta de cada trabalhador e trabalhadora, que entende que sua força motriz está na consolidação de entidades fortes como a CONTEE. E ressaltou: “as transformações que nós estamos vivendo no Brasil não são suficientes. Precisamos ter muitos investimentos em educação”.

Em seguida, a Coordenadora Geral da CONTEE, Madalena Guasco Peixoto, falou sobre os 20 anos da entidade. Segundo Madalena, a CONTEE foi criada para ser uma entidade de luta e democrática. “As forças políticas que construíram a CONTEE e que atuam de forma unitária são os responsáveis pelo fortalecimento da entidade”, afirmou.

A dirigente destacou ainda que “toda a nossa política é furto de construção coletiva. Nós temos muito a comemorar. A CONTEE é uma entidade em crescimento e está apta a cumprir os desafios”. Em seguida, agradeceu a todos os sindicatos e federações filiados, afirmando que são a essência da CONTEE. E completou: “em nome do companheiro José Thadeu de Almeida e da companheira Celina Areas, que recentemente deixaram a direção da CONTEE para cumprir outras tarefas, agradeço a todos os diretores e diretoras que nesses 20 anos estiveram à frente da CONTEE”.

A Coordenadora Geral prestou homenagem especial aos dirigentes que participaram da fundação da CONTEE, entregando à: Luiz Antonio Barbagli, Wellington Teixeira Gomes e José Roberto Torres Machado, que representavam, na ocasião, respectivamente, a FEPESP, a FITEE e a FETEESUL, uma bela placa de agradecimento. Na oportunidade, a dirigente frisou: “a história é feita pelo empenho das pessoas”.

Augusto César Petta, ex-presidente da CONTEE por três gestões, também foi homenageado, tendo sido destacado, pela professora Madalena, seu empenho em conduzir a entidade “no período mais difícil da nossa história”. Finalizando o ato, “em nome da Patrícia Botelho, que é nossa secretária em Brasília-DF”, a Coordenadora agradeceu a todos os funcionários que “atuaram e atuam na CONTEE, nos ajudando a cumprir as nossas tarefas”.

Na sequência, Augusto César Petta fez um agradecimento especial pela homenagem. E compartilhou com os presentes: “estamos atravessando um momento muito crítico, em função dos ataques da mídia ao Ministro do Esporte, Orlando Silva”, que é genro de Petta, “e, consequentemente, à minha família”.

“Posso garantir a vocês que meus filhos e toda a família não tiram nem um centavo de recurso público. São pessoas extremamente comprometidas com o desenvolvimento justo do Brasil. E a mídia está pegando fatos inverídicos para massacrá-los. Mas nós garantimos a vocês que eles são pessoas honestas que lutam pela transformação da sociedade e estão pagando caro por essa ousadia”, afirmou.

Para Celina Areas, ex-diretora da CONTEE, a comemoração dos 20 anos da Confederação celebra a luta da entidade não só por uma luta por uma educação pública, de qualidade, que tenha um compromisso com um projeto nacional de desenvolvimento, mas também pela democracia, o respeito às pessoas e uma sociedade justa. “Participar dessa história, desde a sua criação até agora, é saber que a luta sempre vale a pena”.

O Secretário de Finanças da CONTEE, José Roberto Torres Machado, afirmou que comemorar os 20 anos da CONTEE foi uma alegria. Segundo o dirigente, a CONTEE é uma entidade reconhecida nacionalmente e internacionalmente e que tem “uma expressão que entidades talvez centenárias não consigam ter, graças a todos os que passaram na direção da entidade, desde a sua fundação”.

No encerramento do ato, todos os presentes receberam um exemplar da revista especial sobre os 20 anos da entidade, com fotos históricas e relato da trajetória da entidade. Em seguida, uma animada confraternização, com coquetel e música ao vivo, coroou a celebração.

Fotos: Paulo Fernandes
Daniele Moraes, de São Paulo/SP.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo