15 de outubro: Dia do/a Educador/a

No principal site de buscas usados no país, numa procura aleatória pelo verbete educação, um texto, aparentemente apócrifo, se repete:

No processo educativo em estabelecimentos de ensino, os conhecimentos e habilidades são transferidos para as crianças, jovens e adultos sempre com o objetivo desenvolver o raciocínio dos alunos, ensinar a pensar sobre diferentes problemas, auxiliar no crescimento intelectual e na formação de cidadãos capazes de gerar transformações positivas na sociedade”.

Talvez coubesse a esse trecho, na última linha, apenas o acréscimo do advérbio “sobretudo”. E sobretudo auxiliar na formação de cidadãos capazes de gerar transformações positivas na sociedade.

Isso se dá, evidentemente, pela relação de ensino e aprendizagem estabelecida  dentro da sala de aula, entre estudantes e docentes. Mas não só. Há uma mágica de afetos múltiplos que também se opera também no contato diário com o porteiro, com a secretária, com as cantineiras, com quem cuida dos jardins, com quem é responsável por manter a escola limpa, com cada integrante da equipe pedagógica. E é esse conjunto de afetos múltiplos que constrói a educação.

Por isso, neste 15 de outubro, a Contee presta sua homenagem a professores e professoras, mas também a cada pessoa que, dentro da escola, se torna igualmente educadora e responsável por formar o futuro.

Brasília, 15 de outubro de 2023.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo