18 de agosto, Dia de Luta contra a Reforma Administrativa e pela Democracia

Nesta quarta-feira, 18, os servidores públicos municipais, estaduais e federais protestam, em todo o país, com o apoio da Contee e do conjunto do movimento sindical e popular, contra a Reforma Administrativa (Proposta de Emenda à Constituição – PEC – 32) pretendida pelo Governo Bolsonaro. Os trabalhadores em estabelecimentos de ensino da rede privada se incorporam a essa luta, que inclui a defesa de empregos e a preservação dos direitos trabalhistas e da democracia.

A PEC 32 ameaça os direitos dos servidores, os serviços públicos e o próprio Estado nacional e cria as condições para contratação de trabalhadores precarizados no serviço público, sem concurso e com menos direitos, tornando ainda mais precário o serviço público. As manifestações incluem pautas urgentes, como a luta pelo auxílio emergencial de R$ 600, vacina já, investimento em educação e cultura, por mais empregos, contra a carestia, os altos preços dos alimentos e pela recuperação dos salários diante da inflação em alta. Está em pauta também a defesa da democracia, atacada por Bolsonaro – que investe contra os poderes Judiciário e Legislativo, contra as organizações sindicais e populares e ameaça deflagrar um golpe de Estado.

Outra bandeira é a luta contra a privatização do patrimônio brasileiro, que deve ser utilizado como mecanismo de indução ao desenvolvimento. Em defesa das estatais, da Eletrobras, dos Correios, da Petrobras, de instituições como os bancos públicos. Empresas privatizadas significam preços mais altos e serviços de qualidade questionável.

Em defesa dos serviços públicos com qualidade, de investimentos em saúde e em educação!
Em defesa dos direitos trabalhistas!
Em defesa da democracia!

Brasília, 17 de agosto de 2021

Diretoria Executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo