21º Consind: Conselho vai ser on-line, com Executiva presencial

Na pauta, financiamento das entidades sindicais, regulamentação do ensino privado, contrato coletivo nacional e filiação à central sindical

Diretoria Executiva reunida, nesta quinta-feira (4), decidiu que o 21º Consind (Conselho Sindical), que vai ocorrer em julho, irá ocorrer on-line. Isso deverá permitir, então, na compreensão consensual do grupo dirigente, que esse encontro estatutário da Contee com os sindicatos tenha a participação do maior número de entidades da base.

O evento vai ser realizado entre os dias 28 e 30 de julho. Agendem-se!

Além disso, foi decidido que a Diretoria Executiva, durante o Consind, estará reunida de forma presencial, em Brasília, a fim de dirigir os trabalhos durante a realização do Conselho.

As teses que vão nortear os debates em torno do Conselho estarão prontas em meados de junho, de modo a permitir que todas as entidades tenham acesso aos documentos.

Em nova reunião da Executiva outras questões serão tratadas para a realização do evento.

Pauta do Consind

Três grandes temas serão debatidos no Conselho: financiamento das entidades sindicais, regulamentação do ensino privado e Contrato Coletivo Nacional.

Nos dias 29 de março e 11 e 27 de abril, a Contee realizou, em parceria com o CES (Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho), seminário nacional em que esses temas foram dissecados.

O seminário teve o objetivo de abordar os temas, a fim de aprofundá-los, de modo a estarem o mais claro possível para o Consind.

Outro tema relevante que estará na pauta de debates do Conselho é a indicação ou não de filiação da Contee a alguma central sindical. A decisão final, no entanto, cabe ao Conatee (Congresso Nacional da Contee), que será realizado em 2025.

Marcos Verlaine

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo