24 de fevereiro: Dia Nacional da Conquista do Voto Feminino

Em 2015, a presidenta Dilma sancionou cinco leis que declaram a inserção de novas datas comemorativas no calendário nacional, entre elas o dia 24 de fevereiro.

A importância desse dia não poderia ser mais representativa, pois foi em 24 de fevereiro de 1932 que as mulheres brasileiras garantiram o direito ao voto e a se candidatarem a cargos no executivo e legislativo.

O decreto assinado por Getúlio Vargas, e que também instituiu a Justiça Eleitora, veio após muitos anos de luta de brasileiras como Eugenia Moreyra, Bertha Lutz e Celina Viana. Celina é considerada a primeira eleitora do Brasil após requerer sua inclusão na lista de eleitores de Mossoró-RN, em 1927.

Apesar de restrito à mulheres que exerciam função pública remunerada, o voto se tornou direito constitucional em 1934. O direito foi finalmente ampliado em 1946.

O dia de hoje marca um importante passo para a história de nosso país e reconhecimento da luta sufragista no Brasil. Porém, há ainda muito a que se fazer para garantir às mulheres brasileiras o seu reconhecimento como cidadãs e sua presença em todas as esferas da administração pública.

 

Com informações da Justiça Eleitoral e TSE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo