28 de junho: Por uma educação não sexista e não homofóbica

Desde o último dia 13 de junho, quando terminou o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a questão, a homofobia é crime no Brasil. E hoje, 28 de junho de 2019, Dia Internacional do Orgulho LGBTI, a Contee reforça seu compromisso com uma educação que combata todo e qualquer tipo de discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.

Não é uma tarefa fácil frente a um governo que elegeu como uma de suas maiores inimigas precisamente a educação não sexista e não homofóbica. Um governo que, aliás, sustentado por forças ultraconservadoras e retrógradas e demonstrando seu despreparo e sua ignorância, tem promovido uma verdadeira caça às bruxas a qualquer menção à palavra “gênero”, inclusive em sua política externa.

No entanto, é uma tarefa necessária e urgente. O dia 28 de junho foi escolhido, mundialmente, para lembrar que, há exatos 50 anos, os frequentadores do bar Stonewall, em Nova Iorque — até hoje um local de frequência de gays, lésbicas e transsexuais — reagiram pela primeira vez a uma série de batidas policiais que eram realizadas ali com frequência. Se a homossexualidade era crime na época nos Estados Unidos, hoje o crime, no Brasil, é a homofobia. Isso não é pouco no país que mais mata transsexuais no mundo, mas está longe de ser o suficiente, porque esta é uma luta diária. E é fundamental que essa luta de meio século se reflita numa educação voltada para a promoção da igualdade de direitos e do respeito.

Por Táscia Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo