Sinproeste: Nota em defesa da democracia
Pelo fim de todas as formas de violência no Brasil!
Representando os trabalhadores e trabalhadoras em educação, o Sindicato do Professores do Oeste de Santa Catarina – Sinproeste manifesta publicamente indignação diante dos atos antidemocráticos ocorridos em Brasília nesse domingo, 08/01/23, e solidariedade aos membros dos três Poderes da República.
O povo brasileiro não pode continuar a mercê do caos e da desordem praticada pelos supostos defensores da ordem e dos bons costumes.
O Sinproeste repudia de forma veemente a tentativa de ruptura da democracia e conclama aos dirigentes da Nação que adotem todas as medidas necessárias em defesa da democracia e pleno cumprimento da Constituição. Da mesma forma repudia a invasão e depredação do Congresso, do Palácio do Planalto e do STF.
Todas as pessoas podem e devem se manifestar publicamente desde que não infrinjam as leis. O ocorrido não é um ato de livre expressão e sim um crime inaceitável de lesa democracia e depredação do patrimônio público praticado por extremistas radicais perigosos.
O clima de terror e de permanente ameaça no Brasil nesses últimos anos somente contribuiu para o adoecimento psicológico dos brasileiros, para aumentar as violências e destruir as relações familiares e sociais gerando perdas econômicas e ônus ao Estado.
Contribuamos todos para pacificar a Nação! Chega de violências! Chega de ódio, de intolerância e de terrorismo!
Viva o Brasil! Viva a democracia!