O estado de Goiás, o Brasil e a Contee estão de luto. Morreu, nesta quarta-feira (15), o professor da PUC-Goiás, Silvio Costa, de mal súbito, aos 69 anos. Ele estava trabalhando no quintal da casa dele, no Setor Jaó, quando passou mal e faleceu.
Sociólogo, Sílvio Costa era professor da PUC desde fins da década de 1970. Estava aposentado. Foi dirigente da antiga CGT (Central Geral dos Trabalhadores), Fitee e presidiu o Sinpro-GO. Era casado com a socióloga Lúcia Rincon e deixa três filhos — dois homens e uma mulher.
Há alguns anos, Sílvio Costa havia tido mal súbito. Levado ao hospital, se recuperou. Ele era doutor em Ciências Sociais e, durante anos, militou no PCdoB (Partido Comunista do Brasil).
Na Católica, na década de 1980, Sílvio Costa, Lúcia Rincon e José Maria Baldino — também falecido — eram os craques da sociologia e contribuíram para formar gerações críticas.
A Contee, diante desta triste notícia, presta toda solidariedade à companheira Lúcia Rincon, filhos, amigos e camaradas de partido por essa perda inestimável.
Quando alguém da estatura intelectual de Sílvio Costa deixa este plano terreno perde-se mais que um companheiro. Vão-se ideias, que são caras para a construção de um mundo melhor.
Livros publicados
Sílvio Costa publicou os livros “Comuna de Paris – O Proletariado Toma o Céu de Assalto” e “Revolução e Contrarrevolução na França”.
Brasília, 15 de fevereiro de 2023.
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee
Triste mesmo!
Tenho boas lembranças do companheiro e professor Sílvio Costa.
Silvio, juntamente com o Santana e Wellington, foram os cérebros dos inúmeros textos da FITEE durante a Assembleia Nacional Constituinte de 1988 e por um bom tempo, aliás, bons tempos!