Sinpro conclama professores para manifestação e assembleia no dia 11 de julho
“Pelas liberdades democráticas e pelos direitos dos trabalhadores”
O Sinpro Minas conclama todos a participar do Dia Nacional de Lutas com greves e mobilizações, no dia 11 de julho, organizado pelas centrais sindicais e movimentos sociais para reafirmar a pauta de reivindicações da classe trabalhadora. Em Belo Horizonte, a manifestação será na Praça 7, às 9 horas. Também no dia 11/07, às 15 horas, no Sinpro Minas (Rua Jaime Gomes, 198), haverá assembleia de professores de escolas abrangidas pelo Sinep/MG para definição de encaminhamentos sobre a campanha reivindicatória 2013.
O Sindicato dos Professores e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) têm a compreensão de que a mobilização popular é essencial para que o país possa avançar em direção às transformações sociais mais profundas que o povo reclama com destaque para serviços essenciais de saúde, educação, moradia, transporte e para as justas reivindicações da classe trabalhadora. Entre elas, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, fim do fator previdenciário, fim da dispensa imotivada, reforma agrária, etc.
Os trabalhadores querem o fim das terceirizações e a não aprovação do Projeto de Lei 4.330/04, que dispõe sobre o contrato de prestação de serviços a terceiros. A terceirização tem, como efeitos, a precarização das condições de trabalho e a supressão dos direitos dos trabalhadores, que têm salários rebaixados, perda de benefícios sociais e redução da representação sindical. E, na educação, a situação tem um agravante, que prejudica não apenas os trabalhadores, mas a própria qualidade do ensino. Pelo projeto, os professores estarão entre os profissionais que poderão ser terceirizados.
Principais bandeiras dos trabalhadores
– Fim do fator previdenciário
– 10% do PIB para a saúde
– 10% do PIB para a educação
– Redução da jornada de trabalho para 40 h semanais, sem redução de salários
– Valorização das aposentadorias
– Transporte público e qualidade
– Reforma agrária
– Mudanças nos leilões de petróleo
– Rechaço ao PL 4.330, sobre terceirização
Assembleia de Professores
11 de julho – quinta-feira – 15 horas
Sinpro Minas – Rua Jaime Gomes, 198 – Floresta -BH
Do Sinpro Minas