Reunião da CEA e seminário sobre educação na América Latina discutem a situação da educação superior e reafirmam Fórum pela Educação Iberoamericano

DSC_0664A educação superior nos diversos países da América Latina foi tema do seminário conjunto convocado pela Confederação de Educadores Americanos (CEA) – entidade à qual a Contee é filiada -, com participação da Federação dos Sindicatos de Docentes das Universidades Fesiduas e da Confederação dos Trabalhadores Universitários da América (Contua) e apoio da Federação dos Docentes Universitários da Argentina (Fedun). No encontro – no qual a Contee foi representada pelo diretor Wellington Teixeira Gomes, vice-presidente da CEA -, teve destaque o debate sobre a situação atual da educação pública, gratuita e laica em contraposição ao grande crescimento do ensino privado. Foi discutida a mercantilização da educação, a participação intensa do capital estrangeiro e especulativo e a transformação das instituições privadas em sociedade anônima com ações nas bolsas de valores, tendo sido abordada a fusão “Kroton e Anhanguera” no Brasil.

O seminário, realizado nos dias 26 e 27 de junho em Buenos Aires, na Argentina, assim como a reunião do Comitê Executivo da CEA, teve participação de diversas entidades sindicais do Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia, Equador, Peru, Venezuela, Panamá, México, Cuba, Nicarágua, além de outras entidades da América Central e do Caribe. Nas reuniões foi feita uma avaliação da execução do Plano de Trabalho da CEA aprovado em novembro de 2012, na Costa Rica, para ser executado no primeiro semestre de 2013.

Das atividades desenvolvidas, merecem destaque:

– participação de seminários, congressos e encontros das entidades filiadas e fraternas;

– atividades realizadas em Cuba, durante o Congresso “Pedagogia 2013” em fevereiro;
– participação da CEA no Parlatino, com ênfase nas reuniões de 17 a 19 de abril e nas realizadas em Medelín, Colômbia, de 17 a 21 de junho, com destaque para a atividade conjunta Parlatino-CEA e outros organismos no sentido de estimular o aprofundamento sobre a aplicação na educação dos avanços científicos e tecnológicos capazes de permitir a definição de estratégias de ação que possibilitem o início de um processo de regulamentação legislativa nessa matéria;

– balanço e avaliação do crescimento e consolidação do Fórum pela Educação Iberoamericano, espaço organizativo lançado pela CEA, com uma decisão político-sindical de que ele se transforme num marco orgânico capaz de consolidar o objetivo central de unidade sem exclusões. A respeito do Fórum, foram avaliadas as reuniões preparatórias realizadas em Cuba durante o “Pedagogia 2013” e seu lançamento por ocasião do Congresso da Fenprof, em Portugal, no dia 5 de maio.

Além disso, o documento de lançamento do Fórum pela Educação Iberoamericano, intitulado “Declaração de Lisboa”, foi lido e debatido pelos presentes, aprofundando a análise das questões relativas à gestão democrática e aos diferentes métodos de avaliação.

Quanto às discussões do plano de atividades de julho de 2013 a junho de 2014, várias sugestões foram apresentadas, destacando-se em relação à CEA:

– reforço da continuidade de sua participação no Parlatino;

– continuidade da presença nos eventos das entidades membros;

– definição de iniciativas quanto à ampliação das filiações e refiliações em determinados países;

– necessidade de contribuição para o funcionamento do escritório da entidade no Uruguai.

DSC_0713Outra sugestão foi articular as próximas reuniões do Comitê Executivo da CEA e os eventos do Forum em consonância com as atividades já programadas pelas entidades nacionais. O presidente da CEA, Fernando Rodal, comprometeu-se a estudar a viabilidade de cada uma das propostas apresentadas pelos presentes.

A reunião ainda reforçou e aprovou várias medidas para a resistência, em diversos países, ao modelo educacional dominante, assim como o reforço, a consolidação e a ampliação do Fórum pela Educação Iberoamericano como espaço democrático e de unidade. Também foi reiterado o papel da CEA na construção da Unidade na Ação, catalizando as fortes demandas populares por uma educação permanente que permita o desenvolvimento com justiça social.

Com informações do membro da Diretoria da Contee e vice-presidente da CEA, Wellington Teixeira Gomes
Fotos: Malena G. Magnasco, da Fedun

 

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