Professor Marco Tulio, presente!
A Contee comunica e lamenta, com extremo pesar, a perda do professor Marco Tulio Paolino, diretor suplente da Confederação. Aos 57 anos, Marco Tulio faleceu nesta terça-feira (19) — data do aniversário de Paulo Freire, uma inspiração —, depois de mais de uma semana internado na emergência do Hospital Pan Americano, na cidade do Rio de Janeiro.
Além de integrante da diretoria da Contee, o docente foi militante aguerrido do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro (Sinpro-Rio) e do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ). Professor de História formado, na década de 1980, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), participou ativamente do movimento estudantil da instituição, integrando o Diretório Central dos Estudantes (DCE), antes de ingressar e dedicar a vida ao movimento sindical.
Mesmo enfrentando duros problemas de saúde e convivendo com a rotina da hemodiálise, após um transplante de um rim, o companheiro Marco Tulio nunca esmoreceu. Pelo contrário, manteve-se ativo na luta — dentro das salas de aula, dos sindicatos, da Confederação e do Partido dos Trabalhadores — por uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.
A Contee manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos do professor Marco Tulio, sobretudo à sua companheira, professora Izabel Costa, diretora do Sepe Caxias, e às filhas Tainá e Clara. A Confederação também expressa profundos sentimentos aos companheiros do Sinpro-Rio e do Sepe-RJ.
Professor Marco Tulio, presente!
Brasília, 19 de setembro de 2023.
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee