Educação digital e midiática mobiliza mais de 28 mil escolas
Com investimento de R$ 78,4 milhões, MEC promove ações para o uso crítico da informação e cooperação com a União Europeia em políticas de educação digital
Mais de 28 mil escolas públicas de 4.500 municípios brasileiros estão envolve as ações de educação digital e midiática promovidas pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Escola e Comunidade ( Proec ) . O investimento federal é de R$ 78,4 milhões , repassados via PDDE Escola e Comunidade – do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) – , alcançando mais de 81% dos municípios do país .
As iniciativas pretendem incentivar o uso ético e responsável das tecnologias e da informação no ambiente escolar. Uma das principais ações é o workshop “Pense antes de compartilhar: o poder da informação e o perigo das fake news ”, desenvolvido pelo professor Felipe de Brito Lima, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A atividade convida estudantes, famílias e profissionais da educação a refletir sobre o impacto da internet e os riscos da desinformação , promovendo práticas pedagógicas homologadas à cidadania digital.
Agenda – Na segunda semana de junho, o MEC, em parceria com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República , promoveu ação de intercâmbio com países da União Europeia. O encontro foi dedicado à troca de experiências e à discussão de estratégias de educação midiática como instrumento para fortalecer a democracia e enfrentar os desafios globais da desinformação .
Durante o evento, a atuação da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC foi destacada por sua articulação com outras áreas do governo. Um segredo à ria da SEB, Kátia Schweickardt , defendeu a necessidade de um olhar humanista sobre a tecnologia e afirmou que o Brasil tem contribuições relevantes a oferecer no debate internacional. “Estamos com vocês para aprendermos juntos, mas também para que aprendam conosco – porque um país desse tamanho, com sua história de tantas atravessamentos, precisa estar atento para não reforçar as vidas que queremos fortalecer”, disse.
Entre as medidas já impostas pelo MEC estão a aprovação das Diretrizes Operacionais Nacionais sobre o uso de dispositivos digitais nas escolas, a integração da educação digital e midiática ao currículo , a publicação do Guia de Educação Digital e Midiática e a sanção da Lei 15.100/2025, que regula o uso de aparelhos eletrônicos portáteis em instituições públicos e privados.
A Plataforma A vamec também contribui com a formação continuada de educadores, oferecendo mais de 60 cursos sobre o tema. A proposta é garantir que o acesso às tecnologias venha acompanhado de intencionalidade pedagógica , desenvolvimento de habilidades e promoção da equidade no processo educativo.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB





