Saaemg: Sindicato repudia massacre no Rio de Janeiro e cobra segurança pública pautada no respeito, justiça e dignidade

O Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado de Minas Gerais (SAAEMG) repudia veementemente a megaoperação policial ocorrida no Rio de Janeiro, nos complexos do Alemão e da Penha, na última terça-feira (28).

A ação desastrosa, que envolveu cerca de 2,5 mil agentes e transformou as comunidades em verdadeiras zonas de guerra, a pretexto de prender lideranças de facção criminosa e conter sua expansão, resultou no massacre de dezenas de pessoas – até a publicação deste texto, ao menos 130 mortes haviam sido registradas pelas autoridades do Rio de Janeiro.

Além disso, a operação disseminou o medo na população, resultou em destruição de casas e carros, fechamento de comércios e interdição de ruas, dificultando o deslocamento ao trabalho, para estudar – inúmeras escolas e universidades tiveram que suspender as aulas; e acessar serviços básicos, como atendimento médico.

Para a direção do SAAEMG, é inaceitável que o governo do estado do Rio de Janeiro mantenha essa política de segurança pública baseada na lógica do confronto, ao invés do combate às causas da criminalidade.

A população do Rio, principalmente as pessoas negras, pobres e trabalhadoras, não pode continuar sendo vítima desse tipo de operação, já condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e sem o apoio de políticas públicas.

Por estar inserida e engajada também nas questões de interesse nacional, preocupada com a avanço da violência urbana e a forma como a segurança pública vem sendo conduzida, a Diretoria-Executiva do SAAEMG utiliza sua voz para denunciar essa triste situação, exigir uma investigação transparente e a responsabilização das autoridades envolvidas.

É responsabilidade das autoridades combater a criminalidade, porém, com ações pautadas na justiça, inteligência, respeito e dignidade da coletividade.

Basta de abusos e mortes! Nossa solidariedade às famílias das vítimas!

SAAEMG: Somos Trabalhadores. Somos Educadores

Fonte
Saaemg

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
666filmizle.xyz