Com PNE e Insaes prestes a serem votados, FeteeSul lança vídeo denunciando a realidade do ensino privado
A FeteeSul lançou, no último sábado (5), um vídeo para a internet denunciando a realidade do ensino privado gaúcho por trás das aparências. Um cenário em que as instituições sobem as mensalidades muito acima da inflação e economizam nos salários dos professores e funcionários.
Com um título sugestivo – “A vida muda quando você não se cala” – que enfatiza a importância da mobilização da categoria e de toda a sociedade, o vídeo feito para o cenário gaúcho revela uma realidade perversa que, na verdade, alastra-se por todo o Brasil.
Esta é uma discussão fundamental no momento de campanha salarial dos trabalhadores em educação do setor privado em todo o país. Mas é imprescindível também por ser feita num momento em que o Plano Nacional de Educação (PNE) – que será apreciado às 11h desta terça-feira (8) – e do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação do Ensino Superior (Insaes) encontram-se prestes a ser votados pelas respectivas comissões que os analisam na Câmara dos Deputados.
Mobilização, em ambos os casos, também é primordial para assegurar o combate à mercantilização do ensino no Brasil e combater a sanha dos estabelecimentos de ensino em aumentar seus lucros – muitas vezes à custa de investimentos públicos – sem garantir a qualidade da educação que ministram e sem respeitar seus trabalhadores e trabalhadoras.
Assista abaixo ao vídeo “A vida muda quando você não se cala”:
Da redação, com informações da FeteeSul