Atenção entidades da Região Norte: De olho nas eleições e nos candidatos do seu estado
Um dos papéis de uma entidade sindical é a politização da classe trabalhadora. Assim, as organizações sindicais, como instituições políticas e de formação social, precisam participar do processo eleitoral que se desenrola no país, chamando a atenção da base para a importância de sua pauta e da eleição de representantes que de fato estejam alinhados com os anseios dos trabalhadores e trabalhadoras.
É por essa convicção que o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar elaborou uma excelente e completa radiografia das eleições de 2014 em cada estado, tratando dos candidatos aos governos e ao Congresso Nacional.
Com base nesse estudo, a Contee – que também defende o engajamento de sua categoria e suas entidades filiadas no processo eleitoral, com a inserção das pautas educacionais e trabalhistas dos professores e técnicos administrativos que atuam no setor privado de ensino nas plataformas e compromissos dos candidatos – vai divulgar, a cada dia, o diagnóstico feito pelo Diap em relação aos estados nos quais a Confederação possui sindicatos e federações filiados.
A começar pela Região Norte. No Acre, onde está o Sinterpac, quatro candidatos disputam o Palácio Rio Branco: o atual governador, Tião Viana (PT); o deputado federal Márcio Bittar (PSDB), o ex-prefeito de Acrelândia, Tião Bocalom (DEM), e Antônio Rocha (PSOL). Na corrida por uma cadeira no Senado, os nomes são o deputado Gladson Cameli (PP), a deputada Perpétua Almeida (PCdoB), Roberto Duarte (PMN) e Professor Fortunato (PSOL).
Dos oito atuais deputados federais, apenas três concorrerão à reeleição para a Câmara. Ao todo, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 58 candidatos estão na disputa pelas oito vagas.
Veja aqui a análise completa sobre o Acre
No Pará, onde está o Sinpro-PA, os paraenses vão às urnas para eleger, além de presidente, governador e senador, 41 deputados estaduais e 17 deputados federais . Seis candidatos disputarão o governo do estado: o atual governador Simão Jatene (PSDB), o ex-prefeito de Ananindeua Helder Barbalho (PMDB), Marco Carrera (PSOL), Zé Carlos (PV), Elton Braga (PRTB) e Marco Antônio Nascimento Ramos (PCB).
Para o Senado, são oito candidatos considerados aptos até agora pelo TSE: o ex-deputado federal Paulo Rocha (PT), o atual senador Mário Couto (PSDB), o ex-vice governador Helenilson Pontes (PSD), Ângela Azevedo (PSTU), Jefferson Lima (PP), Pedrinho Maia (PSOL), Professor Simão (PV), Eliezer Barros (PRTB).
Na corrida pelas 17 cadeiras na Câmara, por sua vez, 14 estão concorrendo à reeleição. Ao todo, 174 concorrentes estão na disputa, de acordo com o TSE.
Veja aqui a análise completa sobre o Pará
O Tocantins do Sintepet-TO e do Sintepp Palmas e Região completa a tríade de estados da Região Norte onde a Contee tem entidades filiadas, incluindo a Fitrae-BC, que também representa trabalhadores do estado. Lá, seis candidatos disputarão o Palácio Araguaia: o atual governador Sandoval Cardoso (SD), o senador Ataídes Oliveira (PROS), o ex-governador Marcelo Miranda (PMDB), Potengy (PCB), Joaquim Rocha (PSOL) e Luís Cláudio (PRTB).
Também são seis os candidatos que disputam a única cadeira no Senado: a já senadora Kátia Abreu (PMDB), o deputado federal Eduardo Gomes (SD), Joel Matos da Silva (PRTB), Ceiça (PCB), Sargento Aragão (PROS) e Elvio Quirino (PSOL).
Na corrida pelas vagas na Câmara, dos oito deputados, seis buscam a reeleição. No total, pelos dados do TSE, há 15 concorrentes já considerados aptos e outros 37 cadastrados para a disputa.
Veja aqui a análise completa sobre o Tocantins
Com informações do Diap e do TSE