3 de outubro: Dia Internacional de Luta contra o Desemprego
Hoje, 3 de outubro, é dia de mobilização internacional em defesa da classe trabalhadora. A data remete à fundação da Federação Sindical Mundial (FSM) em 1945 e, neste ano, o foco das manifestações é o combate ao desemprego, que, embora no Brasil tenha sido reduzido ao seu mais baixo patamar histórico graças às políticas sociais implantadas nos últimos 12 anos, cresceu consideravelmente no restante do mundo e atinge hoje mais de 200 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o planeta.
O problema tem se agravado, sobretudo, na Europa, sendo que percentual de desempregados na zona do euro deve atingir este ano 12,3% da população economicamente ativa, bem acima da média verificada antes de 2007, de 7,8%. Trata-se de um mal inerente ao capitalismo, acentuado pelas políticas neoliberais de ajuste fiscal e cortes nos gastos públicos.
A Contee, entre as entidades que participaram do Encontro Sindical Nossa América (Esna), em Cuba, durante o qual foi aprovada a participação das organizações neste Dia Internacional de Luta contra o Desemprego, ressalta a importância dessa luta, principalmente em que avanços conquistados no Brasil sofrem ataques na reta final da campanha eleitoral. Além disso, é preciso defender uma política internacional de unidade dos trabalhadores e de enfrentamento unificado das práticas neoliberais, com base na reversão dos ajustes fiscais e ampliação dos investimentos públicos, para atenuar o sofrimento dos trabalhadores e de suas famílias.
Com informações da CTB e do Esna