2016 em retrospectiva: Abril
Abril foi o mês-chave do golpe, quando, no dia 17, a Câmara autorizou instauração de processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, com 367 votos a favor e 137 contra. Na página da Contee no Facebook, esse processo foi destaque antes e depois da votação. No dia 13, o post “os profissionais da educação, nas próximas eleições, não esquecerão quem golpeia a democracia” foi um dos mais curtidos e compartilhados, assim como o clipe da música “Não, não, golpe não! Quem não teve voto tem que respeitar!”, em que músicos, compositores e cantores de todos os segmentos musicais se uniram para criar um hino contra o retrocesso.
No dia seguinte à votação da Câmara, a Contee repudiou, nas redes sociais, o discurso do deputado Jair Bolsonaro, que demonstrou toda sua covardia ao dedicar seu voto a favor do golpe. Em um discurso repleto de ódio, o deputado homenageou o torturador Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, chefe do DOI-Codi em São Paulo, órgão de repressão política na Ditadura Militar. O “ilustre” militar tem seu nome relacionado a pelo menos 60 casos de mortes e desaparecimentos, além dos mais de 500 casos de tortura cometidos dentro das dependências do DOI-Codi, enquanto ele comandava o centro militar. Um insulto imperdoável à memória de todos que lutaram e lutam pela democracia, às famílias de todas as vítimas da ditadura militar. A Contee expressou total repúdio às falas e atitudes fascistas, violentas e golpistas.
Já no dia 26 de abril, durante a reunião da Diretoria Executiva da Contee, foi aprovada uma carta em que a Confederação conclamava os(as) trabalhadores(as) em educação a continuar na luta contra o golpe e os retrocessos que ameaçam os direitos conquistados pelos(as) brasileiros(as) nos últimos 13 anos. A Contee orientou as entidades a compartilhar o material com toda a categoria para que a discussão sobre o golpe seja ampliada e aprofundada entre professores e técnicos administrativos.
Em meio a esse clima tenso, a reafirmação de nossa luta foi fundamental. Por isso, um dos posts com mais compartilhamento foi o de 28 de abril, Dia da Educação, que destacou que a educação deve ser a base para uma sociedade justa e evoluída e que a Contee luta, todos os dias, pelo ensino de qualidade, que é fundamental para a construção de valores essenciais à vida em sociedade.
Da redação