Por uma escola democrática: Campanha da Contee contra a Lei da Mordaça é apresentada no 3° Encontro Nacional de Grêmios

O presidente do Sinpro Pernambuco, Hemilton Bezerra, representou a Contee ontem (31) no 3° Encontro Nacional de Grêmios, na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, e apresentou a campanha da Confederação contra a Lei da Mordaça. A atividade, organizada pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), aconteceu em conjunto com o 1° Encontro LGBT da Ubes e a 10ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE).

WhatsApp Image 2017-02-01 at 16.44.38

O coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, participaria do debate sobre democracia na escola, mas não pôde comparecer porque está em Cuba, no encontro Pedagogia 2017. Por isso, Bezerra falou em nome da Confederação na mesa que também contou com a presença de dirigentes e ex-dirigentes da Ubes.

A campanha nacional da Contee contra a Lei da Mordaça e por uma educação crítica e democrática apresentada pelo presidente do Sinpro Pernambuco foi lançada no ano passado, durante o 9° Conatee, e denuncia que o movimento Escola Sem Partido e sua tentativa de espalhar Leis da Mordaça por todo o país são claramente inconstitucionais e representam um ataque à Constituição e à Lei de Diretrizes e Bases (LDB), assim como uma afronta ao compromisso com uma educação verdadeiramente democrática.

WhatsApp Image 2017-02-01 at 16.44.39

“Os projetos de lei que tramitam não apenas no Congresso Nacional, mas também em câmaras e assembleias legislativas de todo o Brasil, são, na verdade, uma negação do próprio direito ao conhecimento, uma vez que, de um lado, tentam impedir professores e professoras de realizar seu trabalho com dignidade e liberdade, valendo-se de falsos argumentos para acusá-los de suposta doutrinação e, de outro, tolher o desenvolvimento de um pensamento crítico e plural por parte dos estudantes”, argumenta a Confederação, no material da campanha. O vídeo “Eva viu a uva”, que, com ironia, demonstra a eliminação no pensamento crítico da escola, teve milhares de visualizações nas redes sociais da Contee.

Da redação, com informações da Ubes

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo