Sinpro Macaé e Região: Semana do Meio Ambiente atrai moradores a praças das cidades da região

Evento organizado pelo Sinpro de Macaé e Região conta com o apoio do MST e UFRJ

O Sinpro Macaé e Região realizou de 7 a 9 de junho, a I Semana do Meio Ambiente. As atividades foram realizadas nas cidades de Macaé e Rio das Ostras. Trocas e doações de livro, oficinas e feira de produtos orgânicos fizeram parte da programação.

Nesta sexta-feira, dia 8, os moradores de Rio das Ostras participaram de oficina e exposição de alimentos saudáveis. A ação foi realizada na Praça José Pereira Câmara, no Centro, e desde as primeiras horas da manhã, uma feira de produtos orgânicos chamou a atenção de quem passava pela praça. Banana, aipim, abóbora, verduras das mais variadas e temperos eram vendidos por integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) da região. Os produtos vieram do Projeto Desenvolvimento Sustentável. “Trouxemos a nossa produção e mostramos que é possível produzir alimentos saudáveis, sem a utilização do agrotóxico. O uso desses venenos é prejudicial ao solo e à população. Aproveitamos a oportunidade e falamos também de reforma agrária”, disse o coordenador de produção do MST, Nelson Fernandes.

Quem aproveitou a oportunidade para comprar os itens de qualidade foi a moradora Rute Ferreira. “Costumo comprar apenas produtos orgânicos. Tenho muita preocupação com o que eu levo para minha mesa”, disse.

A diretora do Sinpro, Guilhermina Rocha, ponderou que o diálogo sobre preservação ambiental e alimentação saudável deve ser feito todos os dias. “Só assim formaremos opiniões e teremos um mundo melhor. Conseguimos trabalhar conceitos importantes da educação ambiental e abordar uma vida saudável através de diversas condições que são criadas pelos movimentos e precisam ser divulgadas. Estamos bem contentes com a receptividade das pessoas com as atividades propostas”.

Na prática

Um grupo de alunos da Escola Estadual de Rocha Leão participaram da ação. A atividade foi a parte prática de todo o trabalho realizado na Semana do Meio Ambiente dentro da unidade de ensino. “Estarmos aqui é uma forma de enriquecimento não só acadêmico, mas social. Nossos alunos precisam entender que existem estes movimentos sociais e quais são as ações desenvolvidas por cada um deles”, ressaltou o diretor da escola, Sidney Pinheiro.

Programação

No dia 9, aconteceu a roda de conversa “Educação ambiental: tecendo e práticas sustentáveis, das 9 às 13 horas; e a Oficina de educação ambiental para as crianças, das 10 às 12 horas. As duas ações foram realizadas no Parque Municipal de Rio das Ostras. Já na quinta-feira, dia 7, em Macaé, dezenas de moradores participaram da doação e troca de livros, na Praça Veríssimo de Melo.

Do Sinpro Macaé e Região

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo