MEC amplia o prazo de inscrição no Ciência sem Fronteiras para até dia 24
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta terça-feira (8) a ampliação para até o dia 24 de janeiro do prazo de inscrição para o programa Ciência sem Fronteiras, que oferece bolsas de estudos para estudantes em universidades estrangeiras. O prazo final de inscrição terminaria no dia 14 de janeiro.
Segundo Mercadante, o objetivo da medida é aumentar o número de inscritos. ”Estamos prorrogando por mais dez dias o prazo de inscrição para os alunos elegíveis para o Ciência sem Fronteira”, disse.
De acordo com o ministro, o programa já recebeu cerca de 40 mil inscrições. Foram oferecidas bolsas de até 18 meses de duração em algumas das principais universidades francesas. Os contemplados farão parte da graduação no Brasil e parte na França, o que configura a modalidade sanduíche. As atividades começam no mês de setembro.
As áreas abrangidas são ciências exatas e da terra, engenharia, computação e TI, biologia, ciências biomédicas e da saúde, e indústria criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação), entre outras.
O objetivo é preparar os jovens estudantes para criar novas tecnologias que serão aproveitadas no Brasil quando voltarem. O programa seleciona os estudantes com base no histórico escolar e na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os selecionados têm ajuda financeira para pagar o curso, as despesas da viagem, alimentação e hospedagem. Mais de 100 mil estudantes deverão ser contemplados no programa.
Com informações do G1