15 de outubro: Dia de reconhecer a luta dos/as trabalhadores/as em educação
Tradicionalmente, esta é a data em que, anualmente, desejamos um feliz dia a todos os educadores e educadoras deste país, que ajudam a construir, todos os dias, nas salas de aula e fora delas, por meio do compromisso com uma educação realmente democrática, inclusiva, transformadora e cidadã, uma sociedade mais crítica, mais justa, mais humana e mais fraterna.
Neste ano, especificamente, porém, não é fácil dizer essas palavras sem que pareçam mero lugar-comum. Reconhecemos que este 15 de outubro não cai em meio a dias felizes. Há algum tempo os trabalhadores e trabalhadoras em educação têm sido duramente impactados por uma onda de retrocessos, que vão da reforma trabalhista e liberação da terceirização irrestrita até a desprofissionalização do magistério — resultado do rebaixamento da formação, da mercantilização do ensino, da reforma do ensino médio, da precarização do trabalho, da desvalorização… — e a perseguição, censura e criminalização de professores e professoras. E, agora, neste momento político, a duas semanas de uma das eleições mais importantes e difíceis da história, enfrentamos a séria ameaça de ter esse cenário, já sombrio, agravado pela barbárie.
Apesar disso (ou, talvez, por causa disso), a Contee deseja, sim, um feliz dia aos professoras e professores, assim como aos e às auxiliares de administração escolar e técnicos administrativos, uma vez que, com muita luta, em vários estados e municípios, sindicatos filiados à Confederação garantiram que este dia fosse ampliado e reconhecido como Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação.
Que seja um feliz dia de luta.
Que seja um feliz dia para convencer pessoas a defender, nas urnas, nas casas e nas ruas, um projeto em prol da educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada, bem como da regulamentação do setor privado.
Que seja um feliz dia rumo a dias mais felizes, em que derrotaremos o ódio que nos espreita.
A todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação, nossa homenagem e nosso respeito.
Brasília, 15 de outubro de 2018.
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee