Sinpro Campinas e Região: Assembleia aprova Contribuição Assistencial para professores da educação básica
No dia 15 de agosto, professores da Educação Básica, reunidos em assembleia virtual, concordaram com o recolhimento da Contribuição Assistencial para o segmento.
O desconto da taxa já havia sido aprovado na assembleia de prestação de contas, no ano passado. Contudo, devido à pandemia e atual situação econômica do país, a diretoria do Sinpro decidiu convocar outra assembleia para discutir a importância da contribuição. Professores (as) presentes posicionaram-se em favor do desconto de 3% do salário base dos docentes, divididos em duas parcelas de 1,5%, nos meses de outubro e novembro.
Essa contribuição não é compulsória. Ela prevê o direito de oposição por parte dos professores (as) sindicalizados (as), ou não, em prazo que será divulgado pela entidade sindical.
A Contribuição Assistencial é uma das fontes de receita que compõe o orçamento do sindicato e permite desenvolver ações voltadas para a manutenção de condições dignas de trabalho, como reajustes que reponham as perdas inflacionárias e garantam direitos históricos da categoria: Bolsa para dependentes, recesso de 30 dias, semestralidade, abono pago até outubro e uma série de direitos preservados pela nossa Convenção Coletiva de Trabalho.
Na assembleia, os professores também enfatizaram o importante papel do Sinpro durante a pandemia. O Sindicato tem trabalhado para garantir os direitos dos docentes no período, impedir a volta às aulas sem controle da Covid-19 no país, notificar as escolas que convocaram indevidamente a categoria para trabalho, além de alertar a comunidade escolar sobre os riscos do retorno às atividades presenciais.