Contee no Dia Mundial de Segurança no Trabalho
O coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, gravou vídeo relativo ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, denunciando a ação do Governo Bolsonaro, que desconstruiu normas que defendem a vida nas atividades trabalhistas. “A educação já vivia, no período pré-covid-19, um adoecimento muito forte”, relata. A data foi instituída em 2003, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, a Lei nº 11.121/2.005 instituiu o 28 de abril como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. É uma forma de manter sempre viva a importância da prevenção e o cuidado durante o exercício do trabalho, por parte de todos.
Para Gilson, a adoção do ensino à distância após a pandemia “trouxe novas formas de adoecimento”, com a extensão da jornada de trabalho. Professoras e professores passaram a preparar aulas, em casa, sem nenhuma assistência dos proprietários das escolas.
O coordenador-geral deplorou a ausência de normas regulamentadoras que tratem da saúde dos trabalhadores em educação e fez um chamamento ao resgate do “direito do trabalho, que foi surrupiado no último período”.
Assista ao vídeo:
Carlos Pompe