Ações das empresas educacionais do Brasil crescem após anúncio dos cortes na Educação

Após anúncio dos cortes na educação, principalmente no orçamento das universidades federais, as ações dos 6 maiores grupos educacionais que atuam no mercado Brasileiro, e negociam na bolsa de valores, registraram alta enquanto a Bovespa teve um período de baixa.

O Ministério da Educação anunciou no final de abril, um contingenciamento transversal de aproximadamente 30% nos orçamentos das Universidades Federais brasileiras, além de outros cortes, na mesma ordem de tamanho, em rubricas destinadas à educação básica, aos Institutos Federais, à pós-graduação e à pesquisa.

Essa medida tem gerado grande debate na mídia e nas instituições de ensino. Diversos movimentos sociais, entidades acadêmicas e sindicais que atuam na área, convocaram mobilizações que devem paralisar atividades das instituições no dia 15 de maio próximo, associando os cortes com a reforma da previdência.

Para além das consequências negativas dos cortes para a educação pública, podem passar desapercebidas as consequências para o mercado educacional, que parece estar encarando com positividade as ações do governo de enxugamento do financiamento da educação pública.

O fechamento da bolsa de valores no dia 10 de maio foi de baixa, mas não para as ações dos maiores grupos empresariais que atuam no mercado educacional brasileiro e que negociam ações na bolsa.

Considerando o período dos últimos 30 dias, a bolsa de valores de São Paulo fechou com 94257.56 pontos, abaixo dos 95068.32 de 10 de abril. No dia 30 de abril, quando foi divulgado o corte transversal na educação, a bolsa fechou o dia com 95569.91, e desde lá teve dois picos de alta, porém a tendência foi de baixa, como se pode observar na figura abaixo.

BOVESPA nos últimos 30 dias (10/04 a 10/05)

As ações da Kroton Educacional S. A (Anhanguera, Unopar, Pitágoras), Estácio Participações S. A (Estácio de Sá), GAEC Educacão S. A. (São Judas e UniBH) e SER Educacional S. A (Univeritas, Uninassau), são negociadas na bolsa de valores de São Paulo (BOVESPA) e registraram uma tendência de alta a partir de 7 de maio.

As ações da Laureate Education Inc (Anhembi Morumbi e FMU), negociada na NASDAQ e as ações da Adtalem Global Education (Ibmec), negociadas na bolsa de Nova York, apresentaram uma alta a partir de 8 de maio.

Cotações na bolsa brasileira

Cotação Ações da KROTON Educacioal S. A. de 10 de abril a 10 de maio

No gráfico da Kroton é possível ver uma tendência de queda desde 10 de abril e o início de uma subida na coação a partir de 7 de maio que suguiu até dia 10.

Cotação das ações da Estácio Participações S. A. de 10 de abril a 10 de maio

As ações da Estácio Participações S. A, tiveram uma alta até 26 de abril e depois uma queda até 7 de maio, quando retomou o crescimento, atingindo sua maior cotação dos últimos 30 dias no dia 10 maio, tendo uma pequena queda no dia, mas fechando em alta.

Cotação das ações da SER Educacional SA de 10 de abril a 10 de maio

A cotação das ações da SER Educacional S. A estão crescendo desde o inicio do período observado, tendo retomado a tendência de crescimento a partir de 7 de maio após um pequeno período de estabilidade e uma queda.

Cotação das ações de GAEC educação S. A. de 10 de abril a 10 de maio

O Grupo Anima, cujo nome oficial na bolsa é GAEC Educação S. A, teve as suas ações fechadas em baixa no dia 10 de maio, porém, se observar o período de 10 de abril até 10 de maio é possível observar uma alta a partir de 7 de maio.

Outro padrão que observamos, olhando para todos os gráficos, é um movimento parecido de queda no final de abril e início de maio, que é seguido das já relatadas altas a partir de 7 de maio.

Ações nas bolsas americanas

A empresa Laureate Education, não tiveram suas cotações na bolsa de valores de são paulo encontradas, o que nos levou a crer que ela apenas são negociadas na bolsa americana NASDAQ. Da mesma forma que as ações negociadas na BOVESPA, as ações da empresa que controla a Universidade Anhembi Morumbi e FMU, também tiveram uma queda e alta semelhante, porém com um pequeno atraso, sendo o dia do início da alta, 8 de maio. O fechamento no dia 10 de maio foi bem mais alto do que no início do período observado.

Cotação das ações Laueat Education Inc de 10 de abril a 10 de maio

A empresa controladora da Faculdade IBMEC e curso preparatório para o exame da OAB Damásio, negocia suas ações na bolsa de Nova York e lá, também teve o mesmo “comportamento” das demais ações das empresas similares. Uma queda no início de maio e uma alta a partir de 8 de maio, até 10 de maio.


Cotação de ações de Adtalem Global Education S. A. de 10 de abril a 10 de maio

Relações possíveis

Apenas olhando para esses dados durante esse período de tempo, é difícil dizer que existe uma relação de causa e efeito entre o anúncio das medidas de corte orçamentário do governo federal e uma possível retomada de alta nas ações dessas empresas. Também é difícil afirmar categoricamente que o governo agiu ativamente de forma a beneficiar essas empresas. Porém, algumas relações podem levantar hipóteses e cenários que precisariam ser seriamente investigados, uma vez que podem transparecer “conflitos” de interesses entre público e privado no governo.

O Ministro da Economia do governo Bolsonaro, Paulo Guedes, é cofundador do Banco BTG Pactual e do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). O primeiro é um banco de investimentos, cuja principal atividade é ganhar dinheiro na bolsa de valores. O segundo, é a entidade que deu origem à Faculdade Ibmec, controlada por uma das empresas que citamos nessa matéria (Adtalem Global Education).

Guedes também atuou no marcado de ações através do Fundo BR Educacional e foi do Conselho administrativo dos grupos educacionais HSM e Anima até outubro de 2014.

Paulo Guedes também é irmão de Elizabeth Guedes, da Vice-Presidente da Associação Nacional de Universidade Particulares (ANUP), entidade querepresenta os oligopólios educacionais mencionados nessa matéria.

Tribuna Universitária

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo