Alunos do 3° ano terão incentivo financeiro para participar do Enem

Segundo o ministro Camilo Santana, o presidente Lula sanciona hoje a lei que institui uma bolsa-poupança para estudantes de baixa renda concluírem o ensino médio

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta terça-feira (16) que os alunos do 3º ano do ensino médio vão receber incentivo financeiro para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ministro falou a jornalistas para divulgar os resultados do certame de 2023.

De acordo com Camilo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona hoje a lei que institui o programa Pé-de-Meia, que prevê uma bolsa-poupança para estudantes de baixa renda concluírem o ensino médio. “Posso adiantar aqui que haverá também um incentivo para o jovem que fizer o Enem”, afirmou o ministro.

Apenas metade dos jovens brasileiros que estão concluindo o ensino médio fizeram o Enem no ano passado. “Tem uma distorção muito grande entre os estados, uns com 80% de participação e outros, com 40%. Quando a gente fala de educação pública, essa diferença é ainda maior, chega a ser de 80% em um estado e 29% em outro”, disse o ministro. “Apenas 46,7% dos jovens da rede pública fizeram o exame, e nós precisamos dialogar com as redes para identificar os motivos disso.”

O chamado Pé-de-Meia vai ser uma forma de estimular o jovem que vai receber esse auxílio financeiro nos três anos do ensino médio. “Mas, no último ano, no 3º ano, ele vai receber um percentual, um valor para fazer a prova do Enem”, explicou Camilo Santana.

O Ministério pretende realizar uma pesquisa com os participantes da última edição do exame para entender o que leva os jovens a não se inscreverem ou desistirem de fazer a prova. “Precisamos mostrar que não há custo nenhum para o jovem. Depois, que é a oportunidade que ele tem para acessar o ensino superior. Não há motivo de o jovem não fazer o Enem”, disse.

Leia também: Rio quer ampliar proibição de celular e outros dispositivos nas escolas municipais

Resultados do Enem já disponíveis

O MEC informou, também hoje, que os resultados do Enem já podem ser acessados na Página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br. As provas foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do exame.

As notas dos chamados “treineiros” – candidatos que participaram do exame em busca de autoavaliação, sem concorrer às vagas – serão divulgadas somente em março. Já o espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias.

Nota mil

O MEC divulgou ainda, nesta mesma terça-feira, que 60 participantes do Enem de 2023 (2,7 milhões de candidatos) tiraram nota mil na redação. Quatro desses candidatos são de escola pública. O número de alunos que tiraram a nota máxima se refere à edição regular e também de reaplicação.

Os participantes tiveram como tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Rede Brasil Atual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo