Ana Prestes: “Pandemia mudou o panorama do século XXI”

“A pandemia evidenciou problemas que antes não chamavam tanta a atenção. De certa forma, mudou o panorama do século XXI. Pandemia e degradação do meio-ambiente estão sendo marcos neste século”, afirmou a analista internacional Ana Prestes no programa Contee Conta, transmitido pelas redes sociais da Confederação nesta segunda-feira, 21.

Com a participação do coordenador-geral, Gilson Reis, e mediado pela jornalista Táscia Souza, o programa se debruçou sobre a situação mundial pós pandemia e abordou a conjuntura política dos países latino-americanos, em especial Uruguai, Argentina, Colômbia, Bolívia, Peru, Cuba, Venezuela e a experiência eleitoral chilena onde, pela primeira vez, foram eleitos parlamentares sem vínculos partidários.

Ana avaliou que, no momento atual, “a China se destaca pelo desenvolvimento econômico e os Estados Unidos buscam não perder a hegemonia, colocando o país asiático como o grande inimigo a ser enfrentado. Essa é a moldura global do quadro que estamos vivendo. Nesse meio, o está Brasil isolado, inserido numa América Latina insurgente, convulsionada”.

Diante dessa situação, Gilson considerou que “com essa tragédia brasileira que é o Governo Bolsonaro, o Brasil virou um pária internacional”. Para Ana, “o posicionamento do presidente Bolsonaro e de seus filhos, com o preconceito em relação à China, levou ao agravamento ainda maior da crise sanitária, com mais de 500 mil brasileiros mortos devido à Covid-19”.

Assista a íntegra de Contee Conta com Ana Prestes:

Carlos Pompe

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo