Assembleia Geral da CPLP-SE analisa situação política e sindical nos países lusófonos

Coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais da Contee, Cristina Castro, participou da reunião realizada nesta terça-feira (6). Encontro também tratou dos preparativos para o 1° Congresso da entidade internacional

A coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais da Contee, Cristina Castro, participou nesta terça-feira (6), por videoconferência, de assembleia extraordinária da CPLP_SE (Confederação Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa). O encontro virtual reuniu representantes de Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

A pauta incluiu análise da situação sociopolítica e sindical da educação no espaço da lusofonia e preparação para o 1° Congresso da CPLP_SE, que vai acontecer de 19 a 21 de outubro de 2023, em Portugal.

“No primeiro ponto, as organizações presentes apresentaram suas principais reivindicações e lutas sindicais, bem como uma rápida passagem pela política geral dos respectivos países. A Contee ressaltou que no Brasil, como já manifestado anteriormente, a educação pública não atende toda a demanda, de modo que ao setor privado foi concedida a complementação”, relatou Cristina.

Diante desse fato, ela enfatizou ainda a luta da Contee pela regulamentação do ensino privado e os debates feitos em torno da construção de um contrato nacional. Mencionou também a política de sustentação financeira das entidades, visto o duro golpe trazido com a reforma trabalhista, ressaltando que os três temas serão debatidos no 21° Consind (Conselho Sindical) da Contee, que vai ocorrer, de forma remota, de 28 a 30 de julho.

Quanto às questões políticas, Cristina destacou que “vencemos as eleições presidenciais, mas o Congresso Nacional, em especial a Câmara dos Deputados, tem larga maioria de opositores ao governo, os quais representam os piores interesses, divergindo das políticas públicas por nós defendidas”.

“A luta é diária, mas, em que pese qualquer situação ruim, pior certamente seria ter um segundo governo Bolsonaro”, ponderou.

1° Congresso

O segundo ponto de pauta da assembleia desta terça tratou de questões práticas e estruturas organizativas referentes à realização do 1° Congresso da CPLP_SE: espaços que serão utilizados; hospedagem e alimentação; indicativo de participantes por organizações; convites externos que deverão ser feitos; reunião da COC (Comissão Organizadora do Congresso); pagamento das inscrições; elaboração dos ofícios e documentos de convocatória do Congresso.

De acordo com a diretora da Contee, também foram apresentadas a proposta de programação e a metodologia que será utilizada, otimizando o tempo para que a atividade seja “reflexiva, participativa e construtiva”.

“O primeiro será dedicado à nossa prática sindical e o segundo às políticas públicas — educacionais e sindicais — em cada país.

A reunião da COC foi agendada para o dia 9 de junho, às 10h do Brasil.

Táscia Souza