Atos em Brasília e nas capitais celebram resistência à tentativa de golpe de 8 de janeiro

Em um esforço conjunto para celebrar a resistência democrática e repudiar os ataques golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023, o governo federal promove, na próxima segunda-feira, 8, às 15h, no Congresso Nacional, o ato “Democracia Inabalada”.

A iniciativa visa marcar o primeiro aniversário dos atos que colocaram a democracia brasileira em xeque, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram as sedes dos Três Poderes da República, deixando um rastro de destruição por onde passaram.

O evento contará com a participação de cerca de 500 convidados, entre autoridades e representantes da sociedade civil.

O presidente Lula está ativamente engajado na organização, convidando pessoalmente os ministros do Supremo Tribunal
Em um esforço conjunto para celebrar a resistência democrática e repudiar os ataques golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023, o governo federal promove, na próxima segunda-feira, 8, às 15h, no Congresso Nacional, o ato “Democracia Inabalada”.

A iniciativa visa marcar o primeiro aniversário dos atos que colocaram a democracia brasileira em xeque, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram as sedes dos Três Poderes da República, deixando um rastro de destruição por onde passaram.

O evento contará com a participação de cerca de 500 convidados, entre autoridades e representantes da sociedade civil.

O presidente Lula está ativamente engajado na organização, convidando pessoalmente os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e, também, convocando seus 38 ministros para comparecerem.

Autoridades dos mais diversos segmentos, como presidentes de estatais, membros do corpo diplomático, governadores, prefeitos, e representantes de confederações patronais, também são esperados para marcar presença.

A cerimônia será marcada por simbolismos, incluindo a execução do Hino Nacional pela ministra de Estado da Cultura, Margareth Menezes, acompanhada de um grupo musical.

O ponto alto será a entrega simbólica da tapeçaria de Burle Marx, vandalizada durante a invasão, e de uma réplica da Constituição Federal de 1988, furtada do Supremo Tribunal Federal, ambos recuperados após minucioso trabalho de restauração.

Além dos líderes dos Poderes, participarão da cerimônia representantes de diversos setores, incluindo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

A expectativa é que seis autoridades se manifestem durante o evento: o presidente Lula, Alexandre de Moraes, presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, presidente do STF, Arthur Lira, presidente da Câmara, Rodrigo Pacheco, presidente do Senado e do Congresso, e Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte.

Exposição

Ainda para marcar a data, o STF abrirá a exposição “Após 8 de janeiro: Reconstrução, memória e democracia”, voltada à preservação da memória institucional da corte, que foi o edifício mais depredado pelos manifestantes durante os atos de 8 de janeiro do ano passado.

A abertura será feita pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, no Hall dos Bustos, na segunda, às 14 horas, com a presença de ministros, autoridades de outros Poderes e convidados.

Já a exposição somente com a memória do que ocorreu no local, será aberta ao público a partir de terça-feira, 9, das 13h às 17h, no piso térreo do Edifício-Sede da Corte. Serão apresentadas cenas que simbolizam tanto a resistência do STF diante do ataque quanto os esforços das equipes envolvidas na reconstrução e restauração do patrimônio do Supremo.

Além disso, a mostra apresenta o projeto “Pontos de Memória”, que expõe peças danificadas, fragmentos decorrentes da violência e demais vestígios físicos do ataque.

Manifestações em defesa da democracia

Em paralelo ao evento “Democracia Inabalada” em Brasília, também estão previstas manifestações regionais que visam marcar o aniversário dos ataques às instituições democráticas.

Sob o lema “8 de Janeiro: o Brasil se une em defesa da democracia”, movimentos sociais, sindicais e populares, como as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, organizam os atos que tem como objetivo demonstrar a união de diferentes setores da sociedade em prol da democracia e destacar a superação dos desafios enfrentados no passado.

As manifestações pretendem ainda não só relembrar o que aconteceu em Brasília, mas também destacar a importância da participação cívica e da preservação das instituições democráticas como pilares fundamentais da sociedade brasileira.

Manifestações já confirmadas:

Porto Alegre – RS
Das 17h às 19h – Sindicato dos Bancários – Gal. Câmara, 424

São Paulo – SP
17h – Vão livre do Masp – Av. Paulista

Goiânia – GO
9h – Cepal do Setor Sul

Rio de Janeiro – RJ
17h – Cinelândia

Belo Horizonte – MG
16h – Casa do Jornalista – Av. Álvares Cabral, Centro

Com informações de Agências. 

Extra Classe

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo