Centrais realizam ato em Brasília nesta terça (26), Dia Nacional de Lutas pela redução imediata dos juros
As centrais sindicais realizam hoje (26) o Dia Nacional de Lutas pela redução imediata dos juros. O coordenador da Secretaria-Geral da Contee, Cássio Filipe Galvão Bessa, e a coordenadora da Secretaria de Assuntos Institucionais, Nara Teixeira de Souza, estão em Brasília, onde participam de diversas atividades, incluindo o ato público em frente ao Banco Central. A manifestação dá continuidade às ações unificadas promovidas pelas centrais sindicais, como o dia nacional de luta realizado em 12 de novembro, quando a militância foi às ruas para exigir o fim do fator previdenciário e a correção da tabela do imposto de renda.
A data foi escolhida porque nesta semana o Comitê de Política Monetária (Copom) realiza a última reunião do ano que definirá o índice da Taxa Selic. As centrais exigem mudanças urgentes na política monetária do governo, caracterizada por sucessivos aumentos na Taxa Selic, ampliando a lucratividade dos bancos e favorecendo o capital especulativo.
Marco Civil
Ainda nesta terça-feira, a partir de 14h, será realizada outra mobilização em Brasília, na Câmara dos Deputados, pela imediata aprovação do Marco Civil da Internet. “Tão importante quanto a luta pela democratização da radiodifusão para a classe trabalhadora é, sem dúvida, a luta pela liberdade na internet. Na verdade, estas duas lutas são convergentes pois têm, entre os seus objetivos, dar mais voz aos trabalhadores e a outros setores da sociedade excluídos do processo de comunicação”, defende o texto de convocação do movimento. Os diretores da Contee também estarão presentes.
Da redação, com informações da CUT e da CTB