Conae/2014: Coordenador-geral do FNE faz avaliação positiva da Conferência e fala sobre a regulamentação do FNE
O coordenador-geral do Fórum Nacional de Educação (FNE), Francisco das Chagas Fernandes, concedeu entrevista coletiva neste domingo (23) logo após o fim da Conferência Nacional de Educação e fez uma avaliação positiva das atividades e debates realizados nos últimos cinco dias. “As plenárias de eixo trabalharam muito e a participação dos delegados que vieram dos estados foi muito forte, principalmente no Eixo 2, que trata da diversidade”, destacou. “Nossa avaliação é de que foi extremamente positivo e de que aprovamos as melhores propostas, mesmo levando em consideração polêmicas que tivemos e vamos continuar tendo.”
Sobre o Sistema Nacional de Educação, Chagas ressaltou a aprovação de sua instituição pela Conferência. “O que a Conferência deliberou vai ao encontro daquilo que o PNE aprovou em relação à regulamentação do Sistema Nacional de Educação”, apontou. “Já tem um projeto de lei tramitando no Congresso Nacional em relação à cooperação e à colaboração. Aquele projeto não é a regulamentação do Sistema, mas se conseguirmos regulamentar o Artigo 23, que diz que a educação deve ser feita em regime de cooperação e colaboração pelos entes federados, já damos um bom andamento em relação à constituição do Sistema.”
Na entrevista, Chagas também foi indagado sobre o número de delegados participantes da Conae (inferior às expectativas) e os critérios de composição do FNE. No próximo dia 9 de dezembro, segundo ele, esses tópicos farão parte da reunião do Fórum, que também deve eleger sua nova coordenação, que será assumida, desta vez, por um representante da sociedade civil.
Da redação