Conae/2014: Coordenador-geral do FNE faz avaliação positiva da Conferência e fala sobre a regulamentação do FNE

O coordenador-geral do Fórum Nacional de Educação (FNE), Francisco das Chagas Fernandes, concedeu entrevista coletiva neste domingo (23) logo após o fim da Conferência Nacional de Educação e fez uma avaliação positiva das atividades e debates realizados nos últimos cinco dias. “As plenárias de eixo trabalharam muito e a participação dos delegados que vieram dos estados foi muito forte, principalmente no Eixo 2, que trata da diversidade”, destacou. “Nossa avaliação é de que foi extremamente positivo e de que aprovamos as melhores propostas, mesmo levando em consideração polêmicas que tivemos e vamos continuar tendo.”

Sobre o Sistema Nacional de Educação, Chagas ressaltou a aprovação de sua instituição pela Conferência. “O que a Conferência deliberou vai ao encontro daquilo que o PNE aprovou em relação à regulamentação do Sistema Nacional de Educação”, apontou. “Já tem um projeto de lei tramitando no Congresso Nacional em relação à cooperação e à colaboração. Aquele projeto não é a regulamentação do Sistema, mas se conseguirmos regulamentar o Artigo 23, que diz que a educação deve ser feita em regime de cooperação e colaboração pelos entes federados, já damos um bom andamento em relação à constituição do Sistema.”

Na entrevista, Chagas também foi indagado sobre o número de delegados participantes da Conae (inferior às expectativas) e os critérios de composição do FNE. No próximo dia 9 de dezembro, segundo ele, esses tópicos farão parte da reunião do Fórum, que também deve eleger sua nova coordenação, que será assumida, desta vez, por um representante da sociedade civil.

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo