Contee e CNTE mobilizam profissionais da educação para pesquisa sobre Inteligência Artificial
Estudo realizado pela Internacional da Educação para a América Latina (IEAL) investiga os impactos da IA no setor educacional da região
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) está mobilizando suas entidades filiadas a participarem da pesquisa sobre os impactos da Inteligência Artificial (IA) na educação, bem como a promoverem a ampla divulgação do formulário junto às suas bases. O estudo é conduzido pela Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
A iniciativa busca compreender como a IA vem transformando o ambiente escolar, bem como os desafios e oportunidades que surgem para professoras, professores e demais profissionais da educação. A participação da categoria é decisiva para a construção de um diagnóstico consistente, capaz de subsidiar análises qualificadas, debates estratégicos e ações no campo educacional.
O coordenador-geral da Contee, Railton Souza, avalia que a educação vive os impactos diretos da maior revolução técnico-científica da história da humanidade, com a Inteligência Artificial avançando rapidamente sobre diferentes dimensões da vida social.
“A Inteligência Artificial passou de meramente preditiva para generativa e avança rapidamente para a IA Geral, dominando diversos âmbitos da vida social, da pesquisa científica à indústria e, notadamente, a educação”, afirma.
Segundo Railton, o movimento sindical não adota uma postura contrária à tecnologia, mas defende que seu uso seja regulado para evitar a precarização do trabalho e o aprofundamento das desigualdades sociais. “Não adotamos uma postura ‘ludista’ de ver a tecnologia como inimiga. A Inteligência Artificial é uma ferramenta humana poderosíssima, que deve ser regulada quanto ao seu uso e aos impactos que provoca nas relações sociais, no trabalho e na educação”, destaca.
Para ele, a IA pode se tornar uma aliada estratégica se estiver a serviço do bem comum e da dignidade humana, e não subordinada a uma lógica de lucro que desemprega e agrava a desigualdade social. Nesse sentido, Railton pontua que a pesquisa promovida pela IEAL é fundamental para compreender os impactos já sentidos do uso da Inteligência Artificial na educação e orientar a atuação sindical na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do setor.
A coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais da Contee, Cristina Castro, salienta que a pesquisa parte da vivência concreta das pessoas que lidam diretamente com a Inteligência Artificial no cotidiano educacional.
“Conhecer a realidade e as consequências que a Inteligência Artificial tem trazido para a educação e para o trabalho desenvolvido por professores e técnicos administrativos é fundamental. A pesquisa da IEAL busca atualizar essas informações a partir das pessoas que vivenciam essa realidade”, explica.
Cristina também frisa a importância da participação ativa das entidades e dos profissionais da educação para garantir um diagnóstico fiel à realidade do setor.
“É fundamental a participação de todas as organizações e a ampla divulgação da pesquisa, pois só assim será possível compreender, de forma concreta, os impactos provocados pela utilização intensiva da Inteligência Artificial na educação”, conclui.
Os profissionais da educação podem participar respondendo ao formulário disponível no link:
https://forms.gle/ltydmuVjvqUbCwDn76
A mobilização conjunta entre Contee, CNTE e IEAL reitera o compromisso das entidades com uma educação pública de qualidade, inclusiva, socialmente referenciada e preparada para enfrentar os desafios tecnológicos do século XXI.
Por Romênia Mariani




