Contee participa de ato em defesa da Petrobras
A Contee participou do ato em Defesa da Petrobras realizado na manhã de hoje (2) na Câmara dos Deputados, em Brasília. A Confederação foi representada pela Coordenadora de Assuntos Institucionais, Nara Teixeira.
Diversas lideranças sindicais e estudantis, petroleiros, deputados e senadores estiveram presentes no ato que teve como um de seus objetivos impedir que o Projeto de Lei do Senado 131 (PL 4567/16 da Câmara), aprovado na semana passada, avance e coloque pré-sal, bem natural do país, nas mãos de empresas multinacionais.
Durante o encontro desta quarta-feira, que lotou o Plenário 2 da Câmara, a Frente Parlamentar em Mista em Defesa da Petrobras em parceria com os movimentos sociais traçou um plano de ação que inclui ocupação do Congresso na semana que vem e a criação de comitês em defesa da Estatal nos Estados.
Os presentes também aproveitaram o momento para protestar contra a PLS 555 – que ameaça as estatais brasileiras e as coloca, mais uma vez, no caminho da privatização – e contra a continuidade do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Câmara.
O que é o PLS 131 (PL 4567/16)
O PLS 131, de autoria do senador tucano José Serra, propõe a não participação obrigatória da Petrobras na exploração do pré-sal. O PLS 131 faz parte de uma agenda entreguista neoliberal mascarada como ação para retomada do crescimento econômico.
O Projeto agora faz parte da pauta da Câmara dos Deputados onde tramita em regime de prioridade e será analisado por uma comissão especial antes de ser apreciado no Plenário. Na Câmara, o projeto ganhou nova nomenclatura passando a ser identificado como Projeto de Lei 4567/2016.
Mais uma vez, a Contee manifesta seu repúdio ao Projeto, uma vez que facilita a entrega de nossas riquezas a estrangeiros e o enfraquecimento da Petrobras. A Confederação reforça o pedido feito nos últimos dias às entidades filiadas para que façam parte dessa luta contra a entrega do pré-sal e que solicitem a seus deputados a votarem contra esse projeto.
Com informações da CNTE, Vermelho, CTB e Agência Câmara Notícias