Contee participa de reunião do Coletivo Nacional de Mulheres, da CNTE
A coordenadora da Secretaria de Gênero e Etnia da Contee, Rita Fraga, participou hoje (6), em Brasília, da reunião do Coletivo Nacional de Mulheres, promovida pela CNTE, para debater “As transformações da última década sob o ponto de vista das mulheres: avanços e desafios”. O debate foi conduzido por Vera Soares, subsecretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para as Mulheres, e Ísis Tavares, secretária de Relações de Gênero da CNTE.
Em sua fala, a diretora da Contee ressaltou a importância da troca de experiência entre as entidades no que tange a luta pela emancipação da mulher e pela igualdade de gênero. Rita também aproveitou a oportunidade para apresentar o Blogosfêmea como um espaço privilegiado de participação e discussão, o qual disponibilizou para as contribuições das demais entidades presentes.
Durante o encontro, foi reafirmada a carta dos movimentos sociais aprovada na plenária de julho do CMS, sobretudo no que diz respeito à democratização da mídia e à atuação das mulheres nessa questão. Ísis Tavares enfatizou que o atual momento é de disputa ideológica e que, nesse sentido, as redes sociais são um importante instrumento de luta.
Além disso, nesta data em que também foi realizado mais um dia nacional de mobilização convocado pelas centrais sindicais, o Coletivo Nacional de Mulheres ressaltou a necessidade de que a reivindicação de políticas públicas voltadas para a oferta e garantia de creches esteja mais fortemente na ordem do dia da agenda trabalhista. As creches representam ações efetivas e primordiais para proporcionar às mulheres capacidade de atuação no mercado de trabalho.
A reunião tratou ainda da importância da discussão de gênero no eixo sobre diversidade da Conae/2014.
Da redação